Unidade brasileira da Associação Internacional de Mulheres Juízas realiza assembleia geral ordinária
Na manhã desta sexta-feira (7), o Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Mulheres Juízas (CBIAWJ) promoveu sua primeira assembleia geral ordinária. O encontro aconteceu no Gade 23 de Maio, prédio que abriga gabinetes dos desembargadores da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
A rede internacional abrange filiais e capítulos em todo o mundo e desde a sua fundação, em 1991, agrega juízas de diversos sistemas jurídicos, comprometidas com a igualdade judicial e com os problemas da mulher na sociedade, contando também com magistrados em seus quadros associativos.
A unidade brasileira foi criada em novembro de 2009, pela Associação Internacional das Mulheres Juízas, pela Associação Nacional das Magistradas, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, pela Academia Paulista de Magistrados, pela Associação Paulista dos Magistrados e pelo Instituto Paulista dos Magistrados, por seus respectivos presidentes, desde então sob a presidência da desembargadora Maria Cristina Zucchi, nomeada para estruturar o Capítulo. “A ideia é promover a interação das magistradas brasileiras, divulgando suas realizações por todo o Brasil”, afirmou.
A desembargadora Christine Santini representou o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, na assembleia. “Sempre tive em mente que as mulheres não podem se fechar em um grupo dentro da magistratura, porque qualquer grupo fechado está sujeito a uma contraparte. Vejo que nos capítulos de outros países é comum a presença de homens. Então é importante divulgar os trabalhos realizados, agregando também os colegas magistrados. Essa divulgação, nesses termos, é importante para a magistratura de São Paulo e do Brasil.”
No encontro, as integrantes debateram alguns itens da pauta, como apresentação e aprovação das contas do CBIAWJ, o desenvolvimento da integração das magistradas brasileiras pelo Capítulo, planejamento de eventos, além de eleição e tempo do mandato da atual diretoria do Capítulo.
Também compareceram à assembleia as juízas Maria Laura de Assis Moura Tavares (diretora vice-presidente), Camila de Jesus Mello Gonçalves (diretora cultural suplente), Renata Mota Maciel Madeira Dezem (diretora financeira), Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos (diretora cultural), Andréa Galhardo Palma (diretora de comunicação suplente) e Luciana Leal Junqueira Vieira Rebello da Silva (diretora secretária suplente).
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br