Foro Regional de Santo Amaro inicia projeto de ginástica laboral para servidores
Na manhã de hoje (12), a Secretaria da Área de Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo deu início ao projeto-piloto de implantação de ginástica laboral para servidores no Foro Regional de Santo Amaro. O programa é fruto de convênio com a Universidade Paulista (Unip) e será expandido gradualmente a outras unidades do Judiciário paulista.
A primeira etapa do projeto reuniu gestores das unidades cartorárias do fórum para explicar o funcionamento e a necessidade de participação de todos os servidores nas atividades. Uma equipe de alunos e professores do curso de fisioterapia será responsável pela avaliação de quais exercícios serão aplicados, de acordo com a atividade exercida. A aplicação das aulas ficará a cargo da equipe de educação física da universidade.
O juiz diretor do fórum, Alexandre David Malfatti, explicou que há uma preocupação do Tribunal e da Unip em cuidar da saúde dos funcionários. “É uma oportunidade para cuidarmos um pouco mais da gente. Passamos muito tempo na mesma posição e quase sempre repetindo várias vezes os mesmos movimentos.”
O secretário da SAS, Tarcísio dos Santos, disse que os dez minutos de ginástica laboral não são perda de tempo, mas investimento na produtividade dos cartorários. “Os exercícios promovem a sensação de bem-estar para a jornada de trabalho, além de contribuir para a saúde e qualidade de vida do trabalhador. O servidor não deixará de cumprir sua função, ao contrário, vai melhorar o desempenho de suas atividades”, explicou aos gestores.
O coordenador do curso de Educação Física da Unip, Sérgio de Carvalho, destacou que o objetivo da ginástica laboral é proporcionar ao funcionário melhor utilização de sua capacidade funcional por meio de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões e dinâmicas de recreação. “A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho, diminuindo as queixas de dores. Todos os funcionários devem ser incentivados a participar e, principalmente, a praticar os exercícios todos os dias durante a jornada de trabalho. Quem participa sempre ganha”, concluiu.
A previsão é que as aulas, com duração de 10 a 15 minutos, ocorra às quartas-feiras.
Araçatuba – O Fórum de Araçatuba, em parceria com a Universidade Salesiano, também pratica a ginástica laboral com os servidores da localidade há dois anos. As atividades, sob a condução de estagiários do curso de fisioterapia, são realizadas todas as terças e quintas-feiras, a partir das 14 horas.
A prática – que teve grande receptividade entre os servidores – tem a finalidade de prevenir doenças do trabalho e aliviar tensões cotidianas vivenciadas no ambiente de trabalho.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br