Em Lisboa, desembargadores paulistas participam das Jornadas de Direito de Família
Entre os dias 5 e 7 de março, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da professora Regina Beatriz Tavares da Silva (Brasil) e Fernando Araújo (Portugal), sediou as Jornadas de Direito de Família, com a participação de juristas portugueses e brasileiros, entre eles dois integrantes do Poder Judiciário de São Paulo.
A abertura do evento ficou a cargo do desembargador Enio Santarelli Zuliani, com a palestra “Responsabilidade Civil nas Relações entre Pais e Filhos”. À desembargadora Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery coube falar sobre "As Relações Conjugais: Civilidade e Monogamia".
Vários temas ligados à área também foram expostos como A Responsabilidade Civil no Rompimento do Casamento e da União Estável, Guarda Compartilhada, A nova Lei da Alienação Parental: eficácia duvidosa, Crime e Família, Efeitos Patrimoniais do Divórcio, Ações de Fiscalização de Pensão Alimentícia em Guarda Individual e Compartilhada, Modelos e Modelos de Casamentos, entre outros.
Segundo o desembargador Enio Zuliani, o intercâmbio com os lusitanos em área de extrema importância como a de Família e Sucessões favorece a multiplicidade de ideias. “Outro aspecto fundamental foi a oportunidade que tivemos de revelar o gigantismo do Judiciário paulista.” O desembargador aproveitou a oportunidade para mostrar aos portugueses os impressionantes números que fazem de São Paulo o maior Tribunal de Justiça do mundo.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / MC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br