TJSP inaugura Foro Distrital de Louveira
No dia em que o município completou 49 anos (sexta-feira, 21), o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou o Foro Distrital de Louveira. A iniciativa atende às reinvindicações dos jurisdicionados, que ansiavam por uma Justiça mais próxima – até então, os munícipes se deslocavam até Vinhedo, distante oito quilômetros, para recorrer ao Judiciário.
O FD de Louveira será digital e receberá, inicialmente, cerca de 550 processos físicos da comarca à qual estava vinculada. “O fórum, agora sediado em uma antiga escola da década de 60, totalmente reestruturada para abrigar o ofício judicial, gabinete do juiz, salas para a OAB, Defensoria Pública e Ministério Público, espaço para o setor técnico psicossocial e salão do júri, está também adequado para garantir acessibilidade e os padrões de segurança”, disse a juíza titular Viviani Dourado Berton Chaves, que representou também o diretor da Escola Paulista da Magistratura. Primeira a fazer uso da palavra, a magistrada destacou o trabalho conjunto para que o foro distrital se tornasse realidade. Emocionada, agradeceu aos que colaboraram para a instalação e inauguração do Judiciário em Louveira.
A juíza diretora de Vinhedo, Euzy Lopes Feijó Liberatti, também comemorou a instalação do foro distrital. “Estima-se que o número de feitos será reduzido em aproximadamente 40%, percentual observado de processos originários de Louveira em tramitação na Comarca de Vinhedo.”
Entidade também extremamente satisfeita com o FD de Louveira era a Ordem dos Advogados do Brasil. Para a presidente da 166ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Vinhedo, Adriana Maria Fávari Viel, que na ocasião representava também o presidente da OAB SP, a cidade merecia ter os serviços do Poder Judiciário sem a necessidade de que a população se locomovesse até Vinhedo.
O promotor de Justiça Rogerio Sanches Cunha, representando o procurador-geral de Justiça, falou em nome do Ministério Público.
Para o prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Júnior, a inauguração da unidade judiciária representa sinal de prosperidade e crescimento da região. “O fórum é um importante instrumento para agilizar os processos movidos pelos cidadãos louveirenses. Sua localização privilegiada permite a identificação da população com o órgão e facilita a aproximação do Poder Judiciário com o povo, que não precisará se deslocar do município para resolver a maioria dos litígios.” O prefeito tem uma relação afetiva com o prédio: foi seu pai que, décadas atrás, o inaugurou como sede da prefeitura.
Último a fazer uso da palavra, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, destacou os benefícios dos processos eletrônicos que tramitarão em Louveira e, em clima bastante familiar, já que é da região e a todos conhece, inaugurou a nova sede do Poder Judiciário.
À solenidade estiveram presentes o presidente da Câmara de Louveira, Estanislau Steck; os desembargadores Mario Carlos de Oliveira e Caetano Lagrasta Neto; os juízes Mauricio Garibe (1ª Vara Criminal e diretor do fórum de Jundiaí), Ana Paula Colabono Arias (2ª Vara de e diretora do fórum de Jaguariúna), Iohana Frizzarini Exposito (1ª Vara e diretora do fórum de Pedreira), Alexandre Pereira da Silva (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Francisco Morato, coordenador da Associação Paulista de Magistrados em Jundiaí, representado o presidente da Apamagis); os juízes da Comarca de Vinhedo Fábio Marcelo Holanda (1ª Vara) e Camila Rodrigues Borges de Azevedo (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal); o promotor de Justiça Paulo Antônio Ludke de Oliveira, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o delegado de polícia de Louveira, Ruiter Martins da Silva; o chefe da APMT, coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana; o diretor da Guarda Municipal de Louveira Waldemar José Gerturdes; o prefeito de Vinhedo, Milton Alvaro Serafim; integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, dos Poderes Executivo e Legislativo e munícipes de Louveira e região.
Assista ao vídeo da instalação no Youtube e veja outras fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br