Seminário da SAS explica a importância da saúde na gestão de pessoas
A Secretaria da Área da Saúde (SAS) realizou hoje (10) o VIII Seminário ‘A Importância da Saúde na Gestão de Pessoas’, no auditório do Gade MMDC (prédio dos gabinetes da Seção de Direito Público). O evento, que teve apoio da Presidência do Tribunal de Justiça, foi direcionado a dirigentes de unidades judiciais de primeira e segunda instâncias da capital.
O coordenador da área da saúde do TJSP, desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, abriu o seminário e deu boas-vindas aos presentes. Ele aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente José Renato Nalini o apoio pessoal e institucional dedicado aos projetos da SAS. “Nossos servidores são a maior preocupação do Tribunal”, declarou.
Em seguida, o presidente Nalini expressou alegria ao ver o auditório repleto e convidou todos a refletir acerca da importância da saúde para a conquista de uma boa qualidade de vida, especialmente no ambiente de trabalho. “A vida nas unidades judiciais é de aflição, em razão da pressa das partes em resolver seus problemas. Por essa e outras razões, o servidor enfrenta, por vezes, situações pontuadas pela falta de polidez, por exemplo. Daí a necessidade de sermos um fator de compreensão e coesão”, afirmou o desembargador. “Administrar bem esferas de relacionamento como essa resulta em saúde física e mental.”
A terapeuta ocupacional e especialista em saúde pública Maria Cecília Leite de Moraes iniciou a sequência de palestras com o tema ‘Promoção de saúde e trabalho: uma parceria em construção’. Ela discorreu a respeito dos conceitos de saúde e bem-estar e da importância do vigor físico e mental no ambiente ocupacional. “Doenças mentais são a maior causa de afastamento no trabalho, por isso torna-se fundamental a construção de ambientes sadios, menos viciados e poluídos, e se debruçar em tarefas que dão alegria”, disse. “Trabalho é uma ferramenta para sustentar a vida e não destrui-la.”
O professor e pastor metodista Ziel Jorge Oliveira Machado falou a respeito de ‘Quando tudo não é o bastante – a busca do sentido’. Baseado no livro bíblico de Eclesiastes, atribuído a Salomão e que trata do sentido da existência, ele discorreu sobre a insatisfação do homem comum, que almeja construir sua vida sobre valores não permanentes, como a riqueza, o prazer e a glória. “Salomão conta que seu enorme poder não conseguiu preencher suas lacunas interiores e, ao contrário, tornou-se causa de aflição do seu espírito”, contou. Segundo o acadêmico, o maior dos reis de Israel encontrou um sentido para suas obras e ações quando passou a encarar a vida baseado na gratidão ao divino. “Ele sugere que celebremos a vida e o criador da vida. Tudo é dádiva, é presente de Deus. A dica de Salomão é aprender a viver e a não somente existir.”
A última palestrante, psicóloga Valéria Meirelles, explicou ‘Como lidar com dinheiro e as emoções ao longo da vida’. Para a especialista, o conhecimento dos próprios sentimentos é condição necessária para a correta utilização dos recursos financeiros. “Equilíbrio emocional implica autonomia pessoal e melhor uso do dinheiro, que deve ser encarado, acima de tudo, como ferramenta para administrar cada ciclo de vida e não para estabelecer poder e preencher necessidades do ego”, esclareceu.
O secretário da SAS, Tarcisio dos Santos, encerrou o seminário e agradeceu ao público pela participação. “Este evento serviu como reflexão e para que o conteúdo aqui discutido seja replicado aos colaboradores”, afirmou. Ao final de cada apresentação, os palestrantes receberam uma lembrança da Secretaria da Área da Saúde.
Também prestigiaram o evento os desembargadores Paulo Magalhães da Costa Coelho (coordenador do Gade MMDC), Jeferson Moreira de Carvalho (presidente do Instituto Paulista de Magistrados) e Antonio Celso Aguilar Cortez (representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura); o coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde, Haino Brumester, representando o secretário; a conselheira do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo Rada el Achcar da Silva, representando o presidente; e os secretários do Tribunal Lilian Salvador Paula (Planejamento de Recursos Humanos), Diva Elena Gatti Mota Barreto (Gerenciamento de Recursos Humanos), Elaine Ruy Magalhães (Judiciária) e Adriano Teocrito Pissolatto (Abastecimento).
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br