TJSP instala em Agudos 104ª unidade do Cejusc

        O Tribunal de Justiça instalou ontem (10) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Agudos, alcançando a marca de 104 unidades no Estado. O desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo representou o presidente José Renato Nalini na solenidade. O Centro será coordenado pelo juiz diretor do fórum da comarca, Ricardo Venturini Brosco.

        Armando Toledo, em discurso, ressaltou que a instalação do Centro ocorreu graças à parceria com a Prefeitura de Agudos. "O que temos visto nos Cejuscs? As pessoas, até então não acostumadas à conciliação, chegam rígidas em suas posições, sem nem mesmo haver tentado diálogo com a outra parte. Mas quando se deparam com essa nova abordagem, lastreada em sério trabalho realizado por mediador ou conciliador, alinhado com procedimentos da sessão de mediação, técnicas de comunicação e disposição para proporcionar um novo caminho e um olhar mais construtivo para o problema, elas tendem também a mudar seu comportamento e se abrir para uma solução pacífica e objetivada em consenso, rapidez e menor custo para todos."

        Para o coordenador do Cejusc, Ricardo Brosco, "a conciliação é a nova ferramenta que hoje se apresenta no Brasil e representa a busca pela solução baseada no diálogo e na conciliação, substituindo um processo longo e demorado. O Cejusc é ambiente menos formal que o dos fóruns, onde o cidadão poderá, sem custos e de forma mais rápida, buscar a solução de seu conflito por meio de acordo com a parte contrária, em sessões realizadas por conciliadores e mediadores capacitados, devidamente orientados e supervisionados por este juiz coordenador".

        O prefeito Everton Octaviani declarou que o Cejusc proporcionará evolução para o município na área jurídica. “Estamos inaugurando uma estrutura que vai gerar um ganho imenso para Agudos. Todo cidadão que procurar o Cejusc vai ser muito bem atendido, e o melhor, vai ter uma resposta rápida para suas demandas.”

        Participaram da cerimônia de instalação a juíza diretora do fórum de Bauru, Ana Carla Crescioni dos Santos Almeida Salles; o vereador Auro Octaviani; o tenente PM Fernando Ayoma Achilles; magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia e servidores públicos.

        Serviço O Cejusc de Agudos atende na Casa da Cidadania, Rua Décio Antônio Palestra, 236, Jardim Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / divulgação (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP