Ministra Marta Suplicy fala sobre ‘Justiça e Cultura’ em palestra

        A ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy, proferiu hoje (25) palestra no Salão Nobre Ministro Costa Manso, Palácio da Justiça, com o tema ‘Justiça e Cultura’. O presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, deu as boas-vindas à palestrante, acompanhado à mesa de trabalho do presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, e do chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim.

        Dirigindo-se a um público composto de desembargadoras, juízes assessores, magistrados e servidores públicos, Marta explicou o trabalho desenvolvido por ela e sua equipe no Ministério da Cultura (MinC) e relatou projetos em andamento e outros em estudo. O carro-chefe do ministério é o Vale-Cultura, que já beneficiou cerca de meio milhão de trabalhadores em todo o País. O projeto consiste numa espécie de cartão de crédito, com R$ 50 de saldo, pago mensalmente pelo patrão ao empregado. O valor, que pode ser debitado do imposto de renda do empregador, é utilizado em equipamentos culturais credenciados, como livrarias e teatros. “Estamos trabalhando muito para engajar toda a sociedade nesse esforço de incentivo à cultura”, disse.

        Marta também falou a respeito dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que se propõem a reunir, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sociais e assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Um dos projetos realizados nos CEUs é o Programa Nacional de Formação Musical, com o intuito de formar jovens músicos.

        Outra ideia colocada em prática é o Brasil Criativo, espécie de incubadora de arte em que aquele que possui um projeto artístico em estágio inicial e necessita de apoio e consultoria tem à disposição serviços prestados pelo Poder Público para viabilizar seu intento.

        A ministra também comentou sobre o Sistema Nacional de Cultura, que organiza e destina recursos financeiros aos entes da Federação para projetos de diversidade cultural, fomento à circulação e produção de bens culturais e a implantação, instalação e modernização de espaços e equipamentos culturais. Marta ainda falou de iniciativas do MinC vinculadas à Copa do Mundo de futebol no Brasil.

        Ao final do encontro, o presidente José Renato Nalini agradeceu à ministra pela palestra e disse que o TJSP também tem ideias voltadas ao fomento cultural, como o projeto ‘Arte e Cultura no TJ’, que traz eventos culturais para magistrados e servidores. Nalini também presenteou Marta com duas lembranças do Tribunal e um certificado.

        Mais fotos no Flickr.
   
 

        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC  (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP