TJSP promove palestra-recital sobre Movimento Modernista de São Paulo
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio do projeto Arte e Cultura no TJ, realiza amanhã (6) uma série de atividades culturais alusivas ao Movimento Modernista de São Paulo e à Semana de Arte Moderna de 1922.
O evento terá início às 18 horas no Palacete Conde de Sarzedas, com a palestra-recital “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna”, escrita por Guilherme de Almeida e apresentada pelo professor Marcelo Tapia. Também estão previstas a leitura de poemas representativos de autoria de participantes do movimento e uma canção emblemática das reuniões do grupo modernista, “O Hino do Grupo do Gamba”, de Mário de Andrade. As atividades são abertas ao público e não há necessidade de inscrição prévia.
A iniciativa faz parte de Convênio de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Casa Guilherme de Almeida – Poiesis para fomentar o desenvolvimento artístico e cultural e oferecer uma programação especial de palestras, leitura de contos e fragmentos da narrativa moderna, encenação de peças teatrais e exibição de curta-metragem com trilha musical ao vivo.
Marcelo Tápia – poeta, tradutor e ensaísta, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autor de cinco livros de poemas, entre eles Valor de Uso (2009). Traduziu, entre outras obras, os romances Os Passos Perdidos (2008) e O Reino deste Mundo (2009), de Alejo Carpentier; é um dos organizadores do volume Transcriação, de Haroldo de Campos (2013). Dirige o museu Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.
Serviço
Palestra-recital “Revelação do Brasil pela Poesia Moderna”
Dia 6 de maio (terça-feira), das 18 às 19 horas
Local: Palacete Conde de Sarzedas
Rua Conde de Sarzedas, 100, Centro – SP
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (foto e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br