TJSP promove companha contra hepatite C em São Manuel e Botucatu
No último dia 30, a Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Organização “C tem que saber C tem que curar”, realizou mais uma edição da Campanha para Detecção da Hepatite C, desta vez nos fóruns de São Manuel e Botucatu.
Magistrados, servidores e funcionários terceirizados acima de 45 anos puderam fazer o teste para diagnóstico da doença – não existem contraindicações e não há a necessidade de qualquer procedimento ou preparo prévio para o exame. Em São Manuel foram realizados 97 testes e em Botucatu,153. Nenhum caso positivo foi encontrado.
O primeiro evento da campanha aconteceu em 25 de fevereiro, na Comarca de Campinas, com 359 participantes e apurados seis casos positivos.
A ONG “C Tem Que Saber C Tem Que Curar”, que é uma referência em países como Colômbia, China, Índia, Estados Unidos, existe há dez anos e promove campanhas e eventos de prevenção e detecção precoce, além encaminhar doentes para tratamento. De acordo com a ONG, no Brasil há cerca de 3 milhões de pessoas infectadas. A hepatite C não tem vacina e não apresenta sintomas.
Os próximos eventos da campanha já estão agendados. No dia 19 – “Dia Mundial de Combate à Hepatite C” – será em São Paulo, no auditório do edifício MMDC, na Capital, com realização de testagem gratuita e palestra. No dia 30, o fórum de Botucatu receberá as equipes da SAS e da ONG, das 11 às 17 horas.
Comunicação Social TJSP – PC (texto) / divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br