Parceria entre instituições viabilizará ampliação do fórum de Pinheiros
Uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça de São Paulo e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – permitirá a ampliação do Foro Regional de Pinheiros, localizado na zona oeste da capital. Foi assinado hoje (7) pelas três instituições termo de permissão de uso de imóvel pela OAB – um terreno de 1.700 m² onde funciona hoje o estacionamento –, local em que será construído prédio anexo ao fórum para a instalação da Casa do Advogado.
O mesmo projeto arquitetônico será utilizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, que será a responsável pela ampliação do fórum, para a construção de outro anexo, no lado oposto do edifício, que abrigará cartórios e salas de audiências.
Durante o encontro para a assinatura do termo, que ocorreu no Tribunal de Justiça, o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, falou sobre a importância de parcerias para o Judiciário diante da escassez de recursos orçamentários. “Precisamos manter a máquina funcionamento com iniciativas criativas, como esta, e com a participação de todos.”
Por parte do Governo, o termo foi assinado pelo procurador do Estado Luiz Francisco Torquato Avolio. A secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda, estava presente e destacou o trabalho conjunto de todas as instituições em prol da população. “A OAB cedeu o projeto à Secretaria, que passará pela aprovação dos órgãos técnicos. Com isso teremos uma construção simétrica.”
Para o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, a iniciativa demonstra que, quando há união de esforços por parte dos atores da Justiça e da sociedade, é possível atingir soluções que ultrapassam as dificuldades financeiras. “De um lado, ampliamos as instalações do fórum e melhoramos a infraestrutura para o jurisdicionado. E, de outro, construímos a nova Casa da Advocacia, que também é a casa da cidadania, uma vez que a OAB atende pessoas carentes”, disse.
Compareceram à assinatura o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; os conselheiros da OAB-SP Maurício Januzzi Santos e Paulo Iacz de Moraes; o presidente da OAB – Secional Pinheiros, Pedro Ivo Gricoli Ioko; o vice-presidente da seccional, Paulo Sérgio Uchôa Fagundes Ferraz de Camargo; a coordenadora da Escola Superior da Advocacia, Sandra Neder Thomé de Freitas, que representou o conselheiro da OAB Vitor Hugo de Freitas; a secretária-geral da OAB Pinheiros, Isabel Cristina Sartori; o secretário-adjunto da OAB Pinheiros, Agnelo José de Castro Moura; o tesoureiro da OAB Pinheiros, Rubner Vilens Giriboni de Mello, e o advogado Paulo Ferraz de Camargo.
Foro Regional de Pinheiros – É um dos 13 foros regionais da capital. O prédio, inaugurado em 1982, está localizado na rua Jericó, s/nº, e possui, atualmente, dez varas instaladas – cinco cíveis, duas da Família e das Sucessões, uma da Infância e da Juventude, uma criminal e o Juizado Especial Cível, que, juntas, acumulam mais de 48 mil processos em andamento. Sua área de atendimento abrange, segundo dados das subprefeituras da Capital, 36,5 km². Recebe, aproximadamente, 1.100 pessoas em dias úteis.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br