Justiça de Sertãozinho promove curso para pretendentes à adoção
No último dia 9, a Comarca de Sertãozinho realizou o I Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, com a presença de 15 casais. O encontro ocorreu no Salão do Júri do fórum e integra uma série de ações desenvolvidas pelo Judiciário local em maio, mês em que se comemora o Dia da Adoção (25).
De acordo com a nova Lei da Adoção, os interessados em adotar devem comprovar condições aceitáveis para acolher uma criança e ter um diploma de curso preparatório para que possam integrar a lista de espera.
O curso é coordenado pela juíza da Vara Criminal, Adriana Aparecida de Carvalho Pedroso, com participação do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Daniel de Angelis, e de servidores do Judiciário e instituições de acolhimento. A intenção é realizá-lo periodicamente, a partir da reunião de um número mínimo de pretendentes requerendo o cadastro.
Durante o encontro, foram abordados os aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem o tema da adoção. Os participantes tiveram dúvidas esclarecidas e obtiveram conhecimentos que lhes conferiram mais segurança no ato de adotar.
A equipe também colaborou na criação do Grupo de Apoio à Adoção Brilho da Vida, espaço de fortalecimento do vínculo de famílias estabelecidas por meio da adoção. O objetivo dele é conscientizar a sociedade, através da troca de experiências, quanto à necessidade de também se adotar crianças maiores, em grupo de irmãos e com necessidades especiais.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / Comarca de Sertãozinho (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br