Fórum de Gestão Cartorária realiza seu segundo encontro

        Hoje (29/5) pela manhã, o Fórum João Mendes Jr. abrigou o segundo e último encontro do 1º Fórum de Debates de Gestão Cartorária, do qual participam os 42 diretores dos ofícios cíveis do prédio. 
        O evento – uma realização da Corregedoria Geral da Justiça – foi coordenado pelo juiz Augusto Drummond Lepage. A primeira reunião do grupo aconteceu na última sexta-feira (22/05).   
        O encontro de hoje teve a finalidade de discutir dados levantados pelos diretores dos cartórios ao responderem dois questionários entregues na última semana. Os dados foram tabulados e deixaram à mostra os diferentes modos de trabalho utilizados pelos ofícios.   
        Em termos de organização, há cartórios que dividem o serviço entre seus funcionários de acordo com a numeração dos processos (há um funcionário para cuidar de todos os processos que terminam com um determinado número), por tema (uma equipe cuida de ações ordinárias, outra, de ações sumárias, outra, de cautelares etc.) ou por tarefa (cada funcionário é responsável por uma determinada tarefa, como expedir mandados, fazer juntada de documentos etc.).   
        A Corregedoria acredita que a melhor forma de organização é a feita ‘por tarefas’, mas reconhece que há cartórios bem estruturados que se organizam de outras maneiras e deixa claro que não vai impor sua opinião. “Tento apenas convencer vocês de que esse modo de trabalhar é melhor,” diz o juiz Lepage.   
        Com os questionários, descobriu-se também que 55% dos diretores dos cartórios cíveis do Fórum João Mendes Jr. dirigem os cartórios há menos de cinco anos e trabalham a pelo menos 16 anos Tribunal de Justiça.    
        O mentor da idéia do fórum de debates foi o Centro de Apoio aos Juízes do Fórum João Mendes (CAJ), criado há 10 anos. O CAJ é composto por cinco conselheiros que se reúnem mensalmente. Um de seus objetivos é a promoção de debates e seminários.    

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP