Dia Mundial de Combate à Hepatite C traz campanha e testagens ao TJSP
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), em parceria com a organização não-governamental C Tem que Saber C tem que Curar, lançou hoje (19) – Dia Mundial de Combate à Hepatite C – a campanha “Hepatite C Tem Cura. Seja um Campeão. Vença Esse Jogo”, que será divulgada durante a Copa do Mundo de futebol. O evento aconteceu no auditório do Gade MMDC, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Público, e reuniu magistrados, servidores, profissionais da área de saúde, representantes da sociedade civil, de ONGs e de entidades ligadas ao assunto.
O objetivo da campanha é alertar e conscientizar turistas e brasileiros, durante a Copa, sobre os riscos da doença e como identificá-la precocemente. Com a presença da atriz Karina Bacchi, madrinha do projeto, o evento trouxe diversas exposições sobre o tema e proporcionou aos funcionários do Tribunal fazerem o teste gratuito de hepatite C. O resultado saiu na hora e os casos positivos foram encaminhados para exames complementares e tratamento.
O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe, representou o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, e destacou a importância do diagnóstico precoce, já que milhões de pessoas não sabem que são portadoras do vírus. “A hepatite C, doença viral e silenciosa, precisa ser e combatida. Na maioria dos casos, os sintomas não aparecem e, quando ocorrem, pode ser um sinal de que já está em uma fase extrema.”
O presidente da ONG, Francisco Martucci, contou um pouco de sua história pessoal e a da sua organização, que existe há dez anos e promove campanhas de prevenção e detecção precoce, além de encaminhar doentes para tratamento. “Essa doença me ensinou a ser um pouco mais solidário, ser mais atento a não dar as costas à tragédia alheia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a hepatite C mata 500 mil pessoas no mundo por ano.”
O presidente da Frente Estadual de Combate às Hepatites Virais, deputado estadual Fernando Capez, comentou sobre a importância do apoio governamental ao diagnóstico e combate à hepatite C. “Temos aqui uma missão: conseguir cada vez mais espaço e patrocínio. Quatro milhões de pessoas são portadoras do vírus no Brasil e a maioria não sabe. E elas não terão como saber se não as convencermos a fazer a testagem.”
Karina Bacchi encerrou o evento: “Espero que essa campanha tão inteligente, voltada para a Copa do Mundo, seja um grande sucesso e que continue salvando vidas e alertando a população do diagnóstico precoce. Mais importante que os jogos são a saúde de todos e a vontade de ajudar o próximo”.
Também participaram do evento o secretário da Área da Saúde do TJSP, Tarcisio dos Santos; o presidente da Associação para o Estudo do Fígado do Estado de São Paulo, Giovani Faria Silva; o presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite C, Carlos Varaldo; e a responsável pelo Departamento de DST/Aids e hepatites virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, Joana Carvalho Costa.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br