TJSP instala 2ª vara na Comarca de Panorama

        O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, na segunda-feira (19), a 2ª vara da Comarca de Panorama. No mesmo dia, a alguns quilômetros de distância, a Comarca de Pirapozinho também viu instalado o seu 2º ofício. Panorama tem 15.452 processos em trâmite, distribuição mensal de 256 (março/14) e o fórum, com 42 servidores, recebe 180 pessoas/dia. A comarca pertence à 29ª Circunscrição Judiciária junto com as comarcas de Dracena, Junqueirópolis, Pacaembu e Tupi Paulista.
        
A instalação de um novo ofício atende à antiga reivindicação dos jurisdicionados. Para o juiz Walter de Oliveira Junior, também diretor do fórum, “a responsabilidade é grande pela condução dos trabalhos na 2ª Vara, hoje em instalação, mas me sinto honrado e preparado para assumir este desafio, e, com o apoio dos serventuários, posso certamente afirmar que o Poder Judiciário Estadual está em franca evolução para a excelência na realização de suas atividades precípuas, de modo a atender às demandas postas a sua apreciação com celeridade e efetividade, na proteção dos direitos fundamentais albergados pela Constituição Federal de 1988”.
        
Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil fez uso da palavra o presidente da 171ª Subseção de Tupi Paulista, Juliano Vigilato Guiro que destacou a importância da união dos esforços em prol de uma Justiça mais eficaz e abrangente.
        
Representando o Ministério Público, o promotor de Justiça Daniel Magalhães Albuquerque Silva parabenizou o Judiciário pela instalação da 2ª vara e ressaltou a necessidade de, depois da conclusão do concurso, a designação de magistrado para a 1ª vara bem como a criação da 2ª Promotoria de Justiça.

Para o prefeito Luís Carlos Henrique da Cunha, a conquista advém de luta de quase vinte anos. “A Justiça está se aproximando do cidadão e é isso que o regime democrático de quer.”
        
Em seu discurso, o presidente Nalini falou sobre os pleitos da comarca e destacou: “hoje a Justiça de São Paulo honra uma promessa que já se faz tardia. Instalar a 2ª Vara da Comarca, criada pelo artigo 7º da Lei Complementar nº 877, de 29/8/00. Já era tempo. Panorama tem mais de 15 mil processos em curso e distribuição mensal superior a 250 feitos. Desenvolveu-se o município concebido pelo sonho de Prestes Maia, predestinado a ser um polo turístico da maior relevância”.
        
À cerimônia estiveram presentes o presidente da Câmara João Antonio da Silva Neto; a primeira-dama do município de Panorama, Maristela Bortolato Cunha; o vice-prefeito, Edemilson Carlos Domingues; o juiz Antonio Roberto Sylla (diretor da 5ª Região Administrativa Judiciária de Presidente Prudente/5ª RAJ); o juiz da Vara Cível de Presidente Prudente e coordenador do Núcleo Regional da Escola Paulista da Magistratura, Silas Silva Santos, representando o diretor da EPM; o juiz diretor do fóum da Comarca de Junqueirópolis, Marcelo Luiz Leano; o juiz diretor do fórum da Comarca de Tupi Paulista, Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira; o juiz assessor da Presidência Paulo Antonio Canali Campanella; o procurador seccional federal de Presidente Prudente, Gustavo Aurélio Faustino; o presidente da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Presidente Prudente, Rodrigo Lemos Arteiro, representando o presidente da OAB SP; o delegado de polícia de Panorama, Eliandro Renato dos Santos; o comandante do CPI-8 coronel PM Francisco Batista Leopoldo Júnior; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana; o prefeito de Paulicéia, Waldemar Ferreira Siqueira; o prefeito de Santa Mercedes, Rodrigo Eduardo Teodoro; o presidente da Câmara de Santa Mercedes, Adriano José Vicentini Perozo; magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, vereadores, servidores da Justiça e cidadãos panoramenses.

        Mais fotos no Flickr.

        
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP