TJSP promove ‘I Encontro de Conciliadores e Mediadores da Capital’
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) promoveu nesta terça-feira (3) o I Encontro de Conciliadores e Mediadores da Capital, realizado na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior, com a presença de magistrados, servidores e profissionais da área.
O evento fomentou um debate produtivo sobre a atuação diária desses operadores do direito em busca da melhor solução das demandas levadas ao Judiciário, os desafios encontrados e as perspectivas traçadas.
A coordenadora de apoio administrativo e integrante do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas Leal, explicou as atribuições do Núcleo e suas principais preocupações. “Buscamos a capacitação dos profissionais e a instalação de 372 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no Estado”, frisou. Ela também comentou sobre o curso de instrutor promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a necessidade de curso superior dos conciliadores, previsto no projeto do novo Código de Processo Civil.
Com foco na Resolução 125 do CNJ, que trata da política pública de tratamento adequado aos conflitos de interesse, o juiz coordenador do Cejusc, Ricardo Pereira Junior, abordou o tema ‘Desafios para Mediadores e Conciliadores’. “Caminhamos para um trabalho de especialização, com cursos específicos, para atender à necessidade de pacificação de conflitos através de um realinhamento das expectativas das partes”, disse. Ele também discorreu sobre a importância da instalação de novos Cejuscs, a divisão interna de trabalhos e o projeto que trata da remuneração dos profissionais e da Lei de Mediação.
Ao encerrar o encontro, o coordenador do Nupemec, desembargador José Roberto Neves Amorim, comentou a alegria em ver que muitos operadores do direito estão cada vez mais engajados na conciliação e mediação. “O sucesso dos números é o reflexo do trabalho de vocês. Esse é o futuro da sociedade. Em breve, teremos orgulho por fazer parte do primeiro marco dessa nova cultura que se instaura no País.”
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br