Juíza paulista participa de curso de formação de magistrados na França
A Escola Nacional da Magistratura da França (ENM), uma das escolas judiciais mais bem reputadas do mundo, concede bolsas de estudo a magistrados que atuam na formação de juízes em seus países de origem e demonstrem proficiência em língua francesa.
A juíza paulista Marina Freire, da 2ª Vara Judicial de Garça, foi selecionada para obter a bolsa de um módulo do curso ‘Formação de Formadores’, realizado entre os dias 12 e 23 de maio nas cidades de Paris e Bordeaux. Os custos foram arcados pela ENM e entidades convenentes. A seleção dos candidatos foi realizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam), em conjunto com a Embaixada da França no Brasil.
Magistrados de diversas nacionalidades participaram do curso, dentre eles três juízes federais brasileiros. Para a juíza, a experiência foi profícua. “Ele confere aos alunos métodos de didática e aborda a profissão de um âmbito deontológico, com foco nos deveres e obrigações da profissão”, afirma Marina, que é coordenadora-adjunta da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / arquivo (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br