Juizado é inaugurado no Aeroporto de Viracopos
O Juizado do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, foi inaugurado ontem (11) para atender demandas em virtude da Copa do Mundo de Futebol. Funcionará até o dia 20 de julho, com atendimento diário das 8 às 24 horas.
As unidades dos aeroportos recebem reclamações contra as companhias aéreas relacionadas à falta de informação e de assistência, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagem, além de queixas relacionadas a overbooking, entre outras.
A juíza auxiliar do Juizado, Maria do Carmo Honório, informou que, no local, as reclamações serão consignadas em termo e encaminhadas ao foro competente, que é o do domicílio do autor, em qualquer cidade do Brasil. Para os estrangeiros, será entregue uma certidão para que façam a reclamação contra a companhia aérea no seu país de origem.
Na cerimônia de inauguração, o presidente da Comissão do Tribunal para a Copa do Mundo e Grandes Eventos, desembargador José Carlos Ferreira Alves, agradeceu o auxílio da administração do aeroporto na implantação do Juizado. “O futuro aéreo de São Paulo passa pelo Aeroporto de Viracopos. O Poder Judiciário sente-se feliz em poder participar desta estrutura e prestar seu serviço público”. O diretor presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luis Kuster, e o diretor jurídico da Infraero, Francisco José de Siqueira, falaram sobre a importância da presença do Judiciário em Viracopos para a solução dos conflitos.
Prestigiaram o evento o juiz auxiliar do Juizado, Roberto Chiminazzo Júnior; o juiz da Vara da Fazenda de Campinas, Wagner Roby Gidaro; o juiz da 2ª Vara Cível de Campinas, Fabricio Reali Zia; a juíza auxiliar do Juizado Especial Cível de Campinas, Eliane da Camara Leite Ferreira; o promotor de Justiça Marcos Grella Vieira; o chefe da Delegacia da Polícia Federal de Campinas, Sebastião Augusto de Camargo, o delegado de polícia titular da 4ª Deatur Viracopos, Marcos Galli Casseb, demais autoridades e funcionários presentes.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br