Vara da Infância da Lapa promove capacitação de profissionais que atuam com dependentes químicos
A Vara da Infância e Juventude do Foro Regional da Lapa promoveu hoje (13) uma aula de capacitação com a psiquiatra Sandra Scivoletto, integrante do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O objetivo é aprimorar o trabalho de técnicos, psicólogos e assistentes sociais com crianças e adolescentes dependentes químicos.
A iniciativa de aperfeiçoar a didática dos trabalhos surgiu dos próprios técnicos com o apoio do juiz titular Reinaldo Cintra Torres de Carvalho. O magistrado explicou que são realizadas reuniões com os serviços de acolhimento para aprimorar o serviço. “Agora damos um passo a mais trazendo uma especialista no assunto. A ideia é buscar um novo olhar para a atividade.”
Sandra Scivoletto disse que a grande dificuldade é sensibilizar os jovens para receber auxílio. “A droga entra na vida dessas crianças para ajudá-las a esquecer das coisas ruins, tirar a fome e o frio. Ela passa a ser uma ferramenta de sobrevivência.” Com dicas de abordagem, a psicóloga mostrou que o ideal é construir um projeto de vida para cada criança. “É preciso buscar alternativas, como um local acolhedor, opções saudáveis para ocupar o tempo e desenvolver novas atividades. A partir desse projeto, procurar alcançar metas curtas para oferecer uma nova identidade”, concluiu.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br