Integrantes do Judiciário recebem Medalha MMDC
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Adib Casseb e o juiz do TJM-SP Silvio Hiroshi Oyama foram agraciados hoje (13), no gabinete da Presidência, no Palácio da Justiça, com a outorga da “Medalha MMDC” – oferecida a personalidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, se tenham tornado pessoas dignas de especial distinção.
As medalhas foram entregues pelo presidente da Associação de Veteranos de 32, coronel PM Mário Fonseca Ventura, que destacou o ato de heroísmo daqueles que participaram da Revolução de 32. “Sentimos orgulhosos da outorga. Em junho de 2011, MMDC se tornaram heróis nacionais por meio de lei promulgada pela presidente Dilma Rousseff.”
Em seu agradecimento, o presidente Nalini citou a honra de receber a medalha junto com o presidente do TJM – pai e tio do também homenageado tiveram grande influência em sua vida acadêmica. “Aprendi muito com os eminentes membros da família Casseb.” O presidente disse também que 32 sempre foi muito presente em sua casa. “Minha mãe, nascida em 1921, menina ainda à época, nos contava sobre a experiência por ela vivida. O tempo vai filtrando todos os preconceitos e incompreensões. A vitória moral foi de São Paulo e temos certo constrangimento em honrar nossas tradições. São Paulo precisa perder o constrangimento para assumir o seu protagonismo em todas as áreas com o mesmo brio, raça, idealismo, coragem e coerência de 32.”
Também fizeram uso da palavra o chefe de gabinete do TJSP, Paulo Bomfim e o escritor e advogado Nelson Câmara. “Sobre 32 sou o único remanescente porque, menino naquele tempo, vinha com meu pai visitar o ministro Costa Manso”, disse o poeta, que lembrou vários desembargadores, entre eles Sebastião de Vasconcellos Leme, à época juiz em Cachoeira Paulista e Odilon da Costa Manso, que participaram da batalha. “Sinto-me feliz em constatar que os ideais de Costa Manso continuam vivos em José Renato Nalini.” O escritor lembrou que “o enfoque de 32 é o enfoque da liberdade. Fomos vencidos nas armas, mas vencedores nos ideais”.
Também prestigiaram a singela solenidade, o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, o juiz assessor da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior, o comandante do Exército Constitucionalista, Willian Mascarenhas, o comandante do CPA-M1 coronel Celso Luiz e o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana.
Medalha MMDC – O significado da sigla “MMDC” se deve às iniciais dos nomes dos quatro estudantes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, que reivindicando para o povo brasileiro uma Constituição que visasse um Estado Democrático de Direito, no dia 23 de maio de 1932, na Praça da República, em São Paulo, acabaram por serem baleados por parte do governo ditatorial e faleceram. O sangue desses quatro heróis (Lei Federal 12.430/11) culminou na guerra denominada “Revolução Constitucionalista de 32” e trouxe bons reflexos à nação, pois em 1934 o Governo promulgou uma Carta Constitucional assegurando diretos e garantias individuais a todos os brasileiros.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br