Negociações avançam para desocupação de área ocupada por sem teto em Itaquera
Em audiência judicial realizada hoje (16) no fórum de Itaquera, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) se comprometeram a sair voluntariamente de terreno privado próximo à Arena Corinthians, na zona leste da capital, e apresentar um plano de desocupação da área, com prazo para sua implementação, desde que o Poder Público apresente garantias para promover o pretendido interesse social da área objeto da demanda.
Diante do avanço das negociações, o juiz Celso Maziteli Neto, da 3ª Vara Cível de Itaquera, redesignou audiência de conciliação para 3 de julho, às 11 horas.
A empresa dona do imóvel aceitou – na ocorrência de composição amigável – o estabelecimento de ônus sobre o imóvel, inclusive sua afetação ao interesse social pretendido, caso essa hipótese esteja prevista no novo Plano Diretor a ser votado pela Câmara Municipal.
O magistrado ressaltou que o Judiciário está interessado na resolução rápida do litígio e que as negociações dependem das administrações federal, estadual e municipal, e não da Justiça.
Celso Maziteli Neto observou também que tanto o MTST quanto a proprietária do terreno deram mostras de que desejam pôr fim ao impasse e que os integrantes do movimento popular têm ciência de que, se o zoneamento da área ocupada não for alterado, terão de deixar a área.
Processo nº 1008863-19.2014.8.26.0007
Comunicação Social TJSP – LV (texto e foto)
imprensatj@tjsp.jus.br