TJSP realiza mais uma edição da Campanha de Prevenção ao Glaucoma
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), promoveu na manhã de hoje (26), mais uma edição da Campanha de Prevenção ao Glaucoma, no Gade 23 de Maio, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Privado.
O evento, direcionado a servidores e magistrados, contou com a palestra da oftalmologista Nadia Moyses, com o tema “Glaucoma e Plástica Ocular”. A médica falou sobre a importância da prevenção de doenças, já que alguns problemas de visão só apresentam sintomas em estágio avançado. “O glaucoma é causado pelo aumento da pressão interna do olho. Ele provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo causar cegueira se não for tratado a tempo. Não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar a perda da visão.”
Nadia também esclareceu que alguns fatores de risco favorecem o aparecimento do glaucoma, como miopia elevada e hereditariedade, e que a doença pode ser tratada com colírios, laser e, nos casos mais graves, com cirurgias. Sobre plástica ocular, falou dos tumores e espasmos faciais, além de diferenciar as principais alterações nas pálpebras e seus tratamentos.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br