Dois novos desembargadores passam a integrar o TJSP
A tarde de hoje (30) foi certamente inesquecível para os magistrados Theodureto de Almeida Camargo Neto e Maria Laura de Assis Moura Tavares. Com a presença de inúmeros membros da comunidade jurídica, amigos e familiares, eles realizaram o sonho maior de todo aquele que ingressa na magistratura paulista: o de se tornar desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Corte, José Renato Nalini, no Salão do Júri do Palácio da Justiça.
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia o vice-presidente Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; os presidentes das Seções Artur Marques da Silva Filho (Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Direito Criminal) e o orador em nome do TJSP, Marcelo Martins Berthe.
Em discurso, Marcelo Berthe elogiou o empenho pessoal e profissional dos agraciados ao longo de suas trajetórias e os lembrou quanto aos desafios que serão por eles enfrentados nessa nova fase de suas vidas. “Eles chegam jovens, mas com larga experiência judicante. Virão integrar o Egrégio Tribunal de Justiça nesse momento crucial de sua história e muito contribuirão para o aprimoramento da prestação jurisdicional com suas inúmeras e raras qualidades, pois que são magistrados serenos e firmes, com grande capacidade de trabalho”, disse.
“Espero que a vivência profissional possa somar ao exercício da função de desembargador do nobre Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ao qual tenho imenso orgulho de integrar”, afirmou Maria Laura. “E esta caminhada não seria possível sem o valoroso trabalho dos servidores do Judiciário, que auxiliam a engrandecer o nosso Tribunal de Justiça.”
Theodureto Camargo Neto rememorou as cidades onde judicou e os personagens marcantes de sua vida, especialmente familiares e juízes que forjaram sua personalidade, e lançou uma frase, cuja autoria é ignorada, que ilustra o sentimento que o animou ao longo dos anos: “Tu és feliz; portanto, estás em condições de abrir mão de muitas coisas. Tudo o que recebeste mais que os outros em saúde, talentos, habilidade, êxito, numa infância alegre, em harmoniosas condições de família, nenhuma dessas dádivas deves tomar como uma conquista de seu direito; tens de pagar por isto; tens de fazer, em troca, um sacrifício desusadamente grande da tua vida, para o bem da vida dos outros”.
José Renato Nalini, antes de encerrar a cerimônia, homenageou os novos integrantes do Tribunal, por aliarem capacidade técnica, experiência e sensibilidade para as questões postas aos seus julgamentos. “São Paulo pode se orgulhar de escolher bem seus quadros da Justiça. Que os senhores continuem perseverantes e permaneçam conosco por muito tempo. E que colaborem para tornar o Tribunal de Justiça o melhor do mundo”, declarou.
Prestigiaram ainda a solenidade de posse, entre outros, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Mario Devienne Ferraz; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado em exercício, juiz coronel Fernando Pereira; o subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, representando o procurador-geral; o subprocurador-geral do Estado de São Paulo, Fernando Franco, representando o procurador-geral; a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando o defensor público-geral; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Oscild de Lima Júnior, representando o presidente; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jeferson Moreira de Carvalho; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal e secretário-geral executivo da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa, Marco Antonio Marques da Silva; o secretário-geral adjunto da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Antonio Ruiz Filho, representando o presidente da OAB-SP; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, representando o presidente; e o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça e decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim.
Trajetória
Theodureto de Almeida Camargo Neto nasceu em 1959 na cidade de São Paulo. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1983. Ingressou na magistratura no ano de 1985, nomeado juiz substituto da 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Também trabalhou nas comarcas de Colina, Tatuí, São José dos Campos e São Paulo. Chegou ao cargo de juiz substituto em segundo grau em 2010.
Maria Laura de Assis Moura Tavares é natural de São Paulo, nascida no ano de 1962, e formou-se pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 1984. Iniciou sua carreira na magistratura em 1988, como juíza substituta da 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Ao longo da carreira, atuou também em São Joaquim da Barra, Itapira, Santo André, São Bernardo do Campo e na capital. Assumiu o cargo de juíza substituta em segundo grau no ano de 2010.
Mais fotos no flickr.
Comunicação Social TJSP – MR (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br