Desembargador Alceu Penteado Navarro despede-se do TJSP
Na manhã desta quinta-feira (10), o Tribunal de Justiça de São Paulo se despediu do desembargador Alceu Penteado Navarro, que participou de sua última sessão de julgamento na 9ª Câmara Criminal, por conta de sua aposentadoria. Integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), colegas magistrados e servidores prestaram homenagem a ele.
O presidente da Câmara, Antonio Sérgio Coelho de Oliveira, deu início aos agradecimentos. “Amigo leal, magistrado exemplar, de impressionante conhecimento jurídico, cujo afastamento causará neste Tribunal uma lacuna que jamais será preenchida”, afirmou.
O presidente da Corte, José Renato Nalini, enalteceu a trajetória do amigo e disse que o mais importante é poder contar com a presença dele na esfera afetiva. “Cargos e funções são transitórios, desaparecem com o tempo. As emoções, não. Meu amigo Alceu, seja muito feliz. O TJSP lhe agradece por tudo que fez. Desejo que você tenha dezenas de anos pela frente, cada vez mais produtivos, compatíveis com sua capacidade de trabalho e criatividade.”
Para o presidente da Seção Criminal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Penteado Navarro sempre representará um exemplo no Tribunal. “Sua sensibilidade, inteligência privilegiada e comprometimento com a causa pública e da Justiça faz de você um exemplo para todos nós. Seja muito feliz, na atividade jurisdicional ou fora dela”, disse.
Testemunha da dedicação do magistrado, o procurador de Justiça Renato Peres registrou gratidão pelo aprendizado nos últimos anos. “Tenho a impressão de que, com o passar dos anos, seu trabalho melhorou ainda mais. Testemunho uma imensa dedicação, tanto quanto à eficiência quanto à jornada de trabalho, sem esquecer a nobreza com os colegas. Desejo felicidades nessa nova fase.”
Alceu Penteado Navarro agradeceu, comovidamente, pela homenagem e disse que, após quase 48 anos de serviço público, sai triste por perder o convívio de muitos ilustres e prezados colegas. “Penso que somente uma diretriz me guiou no mister de julgar: a independência. Não me importei em decidir contra os poderosos e contra a opinião geral. Segui minha consciência”, finalizou.
A homenagem ao desembargador também teve a presença do presidente da Seção de Direito Privado, Artur Marques da Silva Filho; do presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Mair Anafe; do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; e da presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella.
Trajetória – Natural de Jaú, onde nasceu em 1944, Alceu Penteado Navarro cursou direito na Universidade Mackenzie, turma de 1970, e foi servidor público e advogado antes de integrar a magistratura. O início da carreira ocorreu em 1975, como juiz substituto na 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Judicou em Cardoso, Taboão da Serra, Osasco e São Paulo. Em 1990 foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau da Capital e promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal em 1991, Corte onde foi vice-presidente e presidente. Promoveu-se a desembargador do TJSP em 2005. Atuou no Órgão Especial do Tribunal e como vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br