‘Outubro Rosa’ encerra-se com adesão de mais comarcas
Mais um ano em que o mês de outubro não passou em branco nos prédios do Poder Judiciário paulista... Muitas atividades aconteceram em homenagem ao 'Outubro Rosa', movimento internacional que visa à prevenção do câncer de mama e ao incentivo da prática do autoexame e da mamografia, objetivando o diagnóstico precoce para a maior chance de cura da doença. Algumas comarcas decidiram por usar uma peça de roupa ou um laço rosa; outras realizaram atividades sobre o assunto.
São José dos Campos – O Grupo Universo Feminino, criado pela Seção Psicossocial Clínica de São José dos Campos, realizou no fórum a campanha ‘Outubro Rosa’, com apoio da Associação dos Servidores da Justiça (Assejus). Servidores do TJSP, funcionários terceirizados, advogados, funcionários do MP e do Banco do Brasil receberam uma laço rosa, símbolo da campanha. Houve também uma palestra com o tema ‘Voltando para casa: o retorno ao trabalho pós-tratamento do câncer de mama’, realizada pela gestora de relacionamento do Instituto Paulista de Cancerologia Moema Avellar Lisbão e a psico-oncologista do instituto Tereza Cristina Pugliese dos Santos.
Itu – Em comemoração ao Dia do Servidor Público e em aproveitamento dos últimos dias da campanha ‘Outubro Rosa’, funcionários trabalharam vestidos com o tom rosa em apoio à campanha de conscientização do câncer de mama.
São Sebastião – Numa conversa informal, a médica Sônia Regina Cabarite Ribeiro dos Santos desmistificou questões sobre o câncer de mama e reforçou a importância do diagnóstico precoce para o público feminino, composto por servidoras do TJSP, OAB e Cartório Eleitoral.
Presidente Prudente – A comarca promoveu a palestra ‘Câncer de Mama: o que você precisa saber’, por meio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS).
Servidores das comarcas de Piracicaba, Votuporanga, Cordeirópolis, Pacaembu, Campinas, Tietê e Potirendaba e do Foro Regional da Lapa também se vestiram de rosa em homenagem à campanha.
Outubro Rosa – A iniciativa teve início nos Estados Unidos, após a instituição, pelo Congresso Nacional norte-americano, de outubro como mês nacional de prevenção do câncer de mama. Nos anos 90, a fundação Susan G. Komen For The Cure instituiu o símbolo da luta contra a doença – o laço rosa – e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD e divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br