‘Cejusc Itinerante: Marília Cidadã’ promove ações de cidadania
O primeiro “Cejusc Itinerante: Marília Cidadã”, realizado no último dia 15 na escola municipal “Olímpio Cruz”, bairro Santa Antonieta, contabilizou 1.795 atendimentos entre os diversos serviços disponibilizados no evento.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca (Cejusc), a Universidade de Marília (Unimar), a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF), que disponibilizou ônibus equipado para realização de orientações jurídicas e audiências de conciliação em matérias de família (divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, alimentos, visitas, guarda, reconhecimento de paternidade, entre outras) e patrimoniais (direitos do consumidor, vizinhança, locação, acidente de trânsito, cobrança, etc).
O Cejusc promoveu 58 audiências e 196 atendimentos para orientações jurídicas. As instituições parceiras do projeto também promoveram atividades e prestaram orientações: Ministério Público Federal – 25; INSS – 54; Posto de Atendimento ao Trabalhador – 10; Receita Federal – 42; Defensoria Pública – 36; Prefeitura – 34; Conselho Tutelar – 12; Secretaria da Saúde/Zoonoses – 287; Secretaria da Assistência Social – 6; Secretaria de Esporte e Lazer – 120; Secretaria da Juventude – 220; Unimar Nutrição – 67; Unimar Agronomia/ Horta Suspensa – 204; Unimar Biomedicina/Ass. Farmacêutica e Tipagem Sanguínea – 81; Unimar Enfermagem e Orientação DST – 90; Unimar Fisioterapia e Orientação Postural – 66; Unimar Odontologia – 62; Unimar Pedagogia/ Brinquedoteca – 79 e Unimar Veterinária – 46.
Representantes de bairros de outras regiões de Marília já procuraram o Cejusc para a realização de novos eventos na cidade. A expectativa é que o próximo ocorra no mês de abril, na zona sul.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Cejusc de Marília (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br