No primeiro dia, Senacon alcança 95% de acordos na área de Família
Ontem (24), as audiências do primeiro dia da Semana Nacional de Conciliação no Parque da Água Branca, onde se concentram casos pré-processuais, obtiveram o índice de acordo de 95,3% nos casos que envolvem Direito de Família. Foram realizadas 230 audiências no total, 191 de Família (com 182 acordos) e 39 cíveis (com 17 acordos).
O juiz coordenador da Semana Nacional de Conciliação na capital, Ricardo Pereira Junior, ressaltou o grande êxito em números de atendimentos e índices de acordos. “A população aderiu massivamente ao evento.” O magistrado destacou a inovação do Tribunal: “Oferecemos a possibilidade de regularização de união estável homoafetiva e já atendemos alguns casos nos primeiros dias”.
A Senacon continua até sexta-feira (28). Além das sessões no Parque da Água Branca, a Justiça paulista promove milhares de audiências de conciliação em todo o Estado (casos pré-processuais e processuais) que acontecerão nos 117 Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), nas varas cíveis, juizados especiais, varas de Família e no próprio Tribunal de Justiça de São Paulo, para recursos em andamento na segunda instância (Cejusc 2º Grau).
A conciliação é muito mais vantajosa que uma ação judicial: é de graça, não precisa de advogado, é rápida (muito mais que o andamento de um processo), não abre possibilidade de recurso da decisão e, como as partes encontram uma solução juntas, raramente o acordo é descumprido.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / GD (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br