Beleza da música lusitana é destaque do ‘Quintas Musicais’
A cantora Elyana Martins, acompanhada dos músicos Aldo e Horácio Scaglione e de Evanir Castilho, encantaram hoje (4) o público presente no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP, com a apresentação ‘Quinta Portuguesa’, pelo projeto Quintas Musicais.
Castilho, juiz do Tribunal de Justiça Militar, declamou poemas portugueses, enriquecendo a belíssima interpretação de canções lusitanas. Elyana cantou Coimbra, Lisboa Antiga, Só Nós Dois, Ai Mouraria, Alecrim, Nem Às Paredes Confesso, cantigas e ‘viras’ do folclore português e terminou a apresentação com Casa Portuguesa.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, parabenizou a performance dos artistas. “A Justiça fica mais leve e bonita com música”, declarou.
Elyana Martins afirmou estar lisonjeada e honrada por se apresentar mais uma vez numa casa do Judiciário paulista (também participou do evento ‘Epopeia de 32 – Uma Visão Bomfiniana’, homenagem ao poeta Paulo Bomfim, realizada no Palácio da Justiça em setembro deste ano). “Trouxemos hoje as raízes lusitanas para o Tribunal. Foi uma emoção muito forte. Muitos integrantes do Judiciário trazem consigo a memória e as tradições portuguesas arraigadas em suas famílias. Meu pai, que era da região do Aveiro, em Portugal, foi que me apresentou ao fado e hoje tenho o privilégio de entoá-lo, como lusa-descendente.”
Prestigiaram também o evento o vice-presidente da Corte, Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Christine Santini (coordenadora do Gade 9 de Julho), Alexandre Alves Lazzarini e Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva; os juízes chefes do Gabinete Civil da Presidência, Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felicio Scaff; magistrados, servidores e público em geral.
Quintas Musicais – O projeto é mais uma iniciativa do TJSP para motivar e valorizar os servidores por meio da cultura e da arte e conta com a participação de artistas convidados, sejam funcionários do Tribunal ou não, sem custo à instituição e ao público. As apresentações ocorrem na primeira quinta-feira de cada mês, no Museu do Tribunal de Justiça.
Veja o vídeo com trechos da apresentação.
Veja mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br