Apresentação de viola caipira encanta público no Palácio da Justiça

        Ao som da viola, o Hino Nacional Brasileiro abriu ontem (9) o espetáculo da Orquestra Paulistana de Viola Caipira no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, em evento do projeto Arte e Cultura no TJ. O repertório exibido foi diversificado e abrangeu música caipira de raiz e incursões pela música erudita, world musica, new age e Música Popular Brasileira.

        O conjunto, formado em 1997 pelo maestro Rui Torneze, promove shows no Brasil e no exterior. O servidor da Secretaria de Primeira Instância do TJSP Efrem José Carlos Nogueira também integra a orquestra. Ao longo do show, Torneze falou sobre cada canção apresentada, a expansão da moda caipira e a chegada do instrumento ao País.

        Em nome do TJSP, a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), Maria Luiza de Freitas Nalini, expressou emoção e agradeceu aos músicos pela performance. O evento foi acompanhado por desembargadores, magistrados, juízes assessores, servidores, advogados e o público em geral. A porta do Tribunal permaneceu aberta mesmo após o encerramento do expediente, e muitas pessoas puderam acompanhar o som da viola ecoando no Palácio da Justiça.

        Para finalizar a apresentação, a orquestra tocou Boiadeiro errante, de Liu e Léu.

           

        Jornadas Musicais MMDC – Desembargadores, magistrados e servidores acompanharam ontem (9), no auditório do Gade MMDC (edifício que reúne gabinetes da Seção de Direito Público), nova edição do ‘Jornadas Musicais MMDC’, que integra o projeto Arte e Cultura no TJ e tem organização do desembargador Sidney Romano dos Reis.

        Eles puderam assistir ao programa ‘Vozes 2’, exibição de vídeos com criteriosa seleção de vozes populares e líricas, acompanhada de explicação didática a respeito do contexto histórico e musical de cada um deles.

        No repertório, Kalinka (Coro do Exército Vermelho Russo); Pace, pace mio Dio (Renata Tebaldi); Un dì, all'azzurro spazio (Franco Corelli); I’ve got you under my skin (Frank Sinatra e Bono Vox); With a little help from my friends (Joe Cocker); Amore perduto (José Carreras); Habanera (Maria Callas); Idomeneo – cena da loucura (Hildegard Behrens); Si vendetta tremenda vendeta (Inva Mula e Leo Nucci); Vesti la giubba – Pagliacci (Plácido Domingo); Ah! mes amis, quel jour de fête! (Juan Diego Florez) e Travessia (Milton Nascimento). Ao final, Sidney Romano dos Reis presenteou a plateia com interpretação própria de Ave Maria (Bach/Gounod).

        ‘Jornadas Musicais MMDC’ pretende trazer a magistrados e servidores do Tribunal apresentações musicais de ótima qualidade à última terça-feira de cada mês. A cada encontro, Sidney Romano realiza breve preleção acerca das exibições em vídeo. O próximo ocorrerá em fevereiro de 2015.

        Veja mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – LV e MR (texto) / AC e DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP