Presidência do TJSP se reúne com servidores e juízes de Ribeirão Preto e Matão e presidente recebe titulo em Matão

        Na terça-feira (9), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, esteve nas comarcas de Ribeirão Preto e Matão para dois compromissos distintos. Em Ribeirão Preto, o presidente voltou para cumprir a promessa feita aos servidores, quando da realização do encontro regional de trabalho da 6ª Região Administrativa Judiciária em que a reunião dos servidores teve seu tempo reduzido em razão das atividades do dia.

        Dessa vez, durante mais de uma hora, os servidores ouviram o que o presidente tinha a dizer e aproveitaram para fazer indagações e sugestões relativas ao trabalho do Judiciário e às questões afetas à progressão funcional das categorias. Renato Nalini destacou a importância das atividades dos servidores e citou a relevância da região que tem dois integrantes do Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça de São Paulo Chandler Mitchel Campos e Gianfrancesco dos Santos Chirieleison – “muito atuantes”, nas palavras do presidente. Também elogiou, de público, a atuação da supervisora de Administração Geral de Ribeirão Preto, Sueli Garcia Campos, que abraçou a causa do Arte e Cultura no TJ e, assim como os demais servidores da comarca, desempenha “excelente trabalho”. Sempre acompanhado pelo juiz diretor da 6ª RAJ, Sylvio Ribeiro de Souza Neto, o presidente aproveitou a oportunidade para uma conversa informal com os magistrados de Ribeirão Preto.

        Em Matão, o chefe do Judiciário também se reuniu com magistrados e servidores. Essas ocasiões têm extrema relevância para um contato mais próximo dos que dirigem e daqueles que atuam na linha de frente de cada localidade. Os servidores de Matão expressaram a importância da data: “Recebê-lo em nossa casa é motivo de orgulho, motivação e esperança. Estamos vivendo, nesses últimos anos, mudanças inspiradoras, das quais destacamos a chegada mais do que definitiva do processo digital e, agora, o UPJ ou Cartório do Futuro e a URPJ, enfim, a valorização da Primeira Instância”, diz trecho do documento entregue ao presidente com sugestões de melhorias.

        “Cidadão Matonense” – Não só o Judiciário de Matão viveu um dia diferente. Em solenidade realizada na sede do Poder Legislativo de Matão, vereadores e munícipes outorgaram ao presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, “a mais alta honraria que uma cidade pode dar”, segundo as palavras do homenageado.

        Na sessão solene, conduzida pelo presidente da Câmara Agnaldo Navarro de Souza e encerrada ao som de “Saudades de Matão”, o vice-presidente e autor do projeto, Sandro Aparecido Bellintani Trench, apontou os motivos de Renato Nalini receber o título: pelo apoio na continuidade e finalização rápida do novo prédio do fórum; pelo apoio à instalação da Central de Penas e Medidas Alternativas e Central de Atenção ao Egresso e Família (unidades da Secretaria da Administração Penitenciária) e pela instalação do Cejusc. “Mas o maior motivo foi homenagear também todos os funcionários da Justiça de nossa cidade juntamente com os funcionários do Ministério Público. Quando você homenageia o representante maior de uma instituição está homenageando também todos aqueles que o auxiliam para que os trabalhos sejam executados com excelência, a exemplo do que ocorre no fórum de nossa cidade.”

        O presidente da 82ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Matão, Paulo Augusto Bernardi, aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente do TJSP por “ter mantido, desde o início de sua gestão, diálogo franco e aberto com a Advocacia”. Aproveitou também para informar que, na mesma quadra em que o novo fórum está sendo edificado, será construída a Casa do Advogado e da Cidadania.

Para o promotor de Justiça da Comarca de Matão, Cleber Pereira Defina a junção de esforços é fator primordial para que os benefícios à população saiam do papel. “Nós, do Ministério Público, temos visto muita sabedoria na Presidência de Vossa Excelência. Alguém que, com objetivo de um estado mais justo e solidário, constrói alianças.“

        Segundo o juiz diretor do fórum de Matão, Gustavo Carvalho de Barros, que na solenidade representava também o diretor da 6ª RAJ, “a Comarca de Matão vivencia hoje um momento de destaque com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça. A comarca, que há uma década vivia uma situação bastante difícil, com apenas três varas instaladas, conta atualmente com uma estrutura mais condizente com sua importância e seu volume de serviço”.

        O prefeito José Francisco Dumont destacou a importância do momento. “Temos reunidos aqui representantes dos três Poderes em busca de melhorar, cada vez mais, as condições de vida de nossa população.”

        O presidente Nalini recebeu a homenagem em nome do Judiciário. “Este o município que hoje me emociona com o título de "Cidadão Matonense", a mais alta honraria que se pode oferecer a um estranho. Tenho convicção absoluta de que não mereço o galardão, mas não me furto a recebê-lo, eis que o verdadeiro homenageado é o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, aqui representado pelo Juiz GUSTAVO CARVALHO DE BARROS, titular da 3ª Vara Cível e Diretor do Fórum da Comarca.”

        Também prestigiaram o evento os vereadores Aparecido do Carmo de Souza (1º secretário), Carla Abu Kamel (2ª secretária), Ednaldo Leão da Rocha, José Aparecido Ferreira dos Santos e Sidnei Calabres; o juiz diretor do fórum de Araraquara, Heitor Luiz Ferreira do Amparo; a juíza diretora do fórum de Itápolis, Luana Ivette Oddone Chahim Zuliani; os juízes de Matão Ana Teresa Ramos Marques Nishiura Otuski (2ª Cível), Giovani Augusto Serra Azul Guimarães (Vara do Juizado Especial Cível e Criminal) e Ricardo Domingos Rinhel (Vara Criminal); os juízes de Araraquara Paulo Luis Aparecido Treviso (3ª Vara Cível) e Rogerio Bellentani Zavarize (Vara do Juizado Especial Cível); o chefe do Gabinete da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante da 4ª Cia do 13º BPM-I, capitão PM Marco Aurélio Lois Teles; juízes, integrantes do MPSP, da OAB, servidores e cidadãos matonenses.

 

        Matão: mais fotos no Flickr.

        Ribeirão Preto: mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / GD (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP