TJSP prestigia diplomação de parlamentares paulistas eleitos
O presidente José Renato Nalini representou o Judiciário paulista hoje (19) em dois eventos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).
Pela manhã, o desembargador prestigiou sessão solene de diplomação dos parlamentares eleitos no último mês de outubro. Na cerimônia, realizada na Sala São Paulo, centro da capital, foram diplomados 94 deputados estaduais e 70 federais, além do senador eleito por São Paulo, seus dois suplentes, o governador e seu vice.
O desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, presidiu a sessão e desejou aos eleitos um mandato de muito sucesso, parafraseando o cantor Lulu Santos. “‘Eu vejo a vida melhor no futuro. Eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera, com habilidade para dizer mais sim do que não’. A minha mensagem é de esperança e confiança nos senhores. Peço que Deus ilumine a todos no cumprimento de seus ideais”, declarou.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas e torna os eleitos aptos a tomar posse. Sem o diploma, eles não podem assumir o cargo. A partir da diplomação, também correm os prazos para recursos contra expedição de diploma e ações de impugnação de mandato eletivo.
Homenagem – À tarde, José Renato Nalini, integrantes do Conselho Superior da Magistratura e desembargadores participaram de solenidade de descerramento do retrato do ex-presidente do TRE-SP Alceu Penteado Navarro, na sede da Corte eleitoral, ao lado de outros representantes do Poder Público.
Penteado Navarro graduou-se em Direito na Universidade Mackenzie, em 1970, e ingressou na magistratura do Estado em 1975, em Santo André. Sua participação no Tribunal Regional Eleitoral deu-se como juiz de Direito substituto, de 1984 a 1987, cumprindo o segundo mandato como juiz efetivo (87-90). Em 2009, foi eleito vice-presidente e corregedor-regional eleitoral e, mais tarde, presidente.
* Com informações do TRE-SP.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC e DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br