PJ paulista recebe homenagem de conselho de direitos humanos de Cotia
O Conselho Ouvidor de Direitos Humanos e Cidadania (CODH) de Cotia homenageou ontem (14) o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, em cerimônia realizada no município, que reuniu representantes de instituições municipais e estaduais.
Na abertura da solenidade, o desembargador Antonio Carlos Malheiros, cujo nome batiza espaço no Conselho pelo reconhecido trabalho em prol dos direitos humanos, enalteceu a figura de Renato Nalini, cuja atuação no Poder Judiciário reflete-se em trabalho efetivo em prol dos cidadãos paulistas, comentou.
Nalini devolveu os elogios a Malheiros, “um homem que vive intensamente a realidade do outro e valoriza todo ser humano”. O presidente ainda agradeceu aos presentes pela homenagem e falou da satisfação do TJSP em estar ao lado de muitas pessoas engajadas em causas humanitárias. Ao falar do acesso à Justiça, destacou a existência de cerca de 100 milhões de processos judiciais em trâmite no País e o empenho da Corte paulista a fim de disseminar a cultura da pacificação e despertar na sociedade civil o desejo de empreender o diálogo em vez do litígio.
Na ocasião, Nalini exaltou a nomeação do desembargador Aloísio de Toledo César, presente ao evento, para a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, tido pelo presidente um homem com sensibilidade social e elevados atributos intelectuais.
Participaram da cerimônia o promotor de Justiça Eduardo Valério, representando o procurador-geral da Justiça; o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint; o juiz diretor do Fórum de Cotia, Diógenes Luiz de Almeida Fontoura Rodrigues; o presidente da OAB-Subseção de Cotia, Carlos Alberto Prestes Miramontes; o defensor público-geral de São Paulo, Rafael Valle Vernaschi; o delegado José Aparecido Sanches Severo, diretor do Deinter 7 – Sorocaba; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Rildo Marques de Oliveira; o presidente do CODH, Luiz Carlos dos Santos; o coordenador do Espaço Antônio Carlos Malheiros, Paulo Pereira de Moraes; os prefeitos Antônio Carlos de Camargo (Cotia), Sérgio Ribeiro (Carapicuíba), Fábio Belo de Oliveira (Ibiúna) e Amarildo Gonçalves (Itapecerica da Serra); o vereador de Cotia Rogério Cardoso Franco; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel. PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, e o tenente-coronel PM Donizete Martins dos Reis.
Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br