Campinas realiza compactação de veículos para esvaziar pátios
O Poder Judiciário de Campinas, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça e o Conselho Superior da Magistratura, deu início, em 16 de janeiro, ao processo de compactação de carros e motocicletas guardados em áreas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A medida visa a esvaziar os pátios superlotados da companhia.
Cerca de 3,2 mil veículos apreendidos em operações criminais como roubo, furto e estelionato serão triturados e transformados em sucata e depois vendidos a empresas do setor siderúrgico, com preço estimado de R$ 0,46 por quilo. O dinheiro arrecadado será depositado em conta judicial e permanecerá depositado para eventuais ressarcimentos dos proprietários.
Antes do procedimento de compactação, cada carro ou moto passa por um detalhado processo de descontaminação para a remoção de fluidos e combustíveis. O que resta no veículo (como peças e acessórios inúteis) é depositado com a ajuda de um guindaste no compartimento de uma prensa compactadora móvel. Em segundos, o carro vira um bloco de metal.
Campinas é a primeira cidade do Estado, além da capital, a ter o processo autorizado pela Justiça. A ação é coordenada pelo Governo estadual em parceria com a Emdec.
Comunicação Social TJSP – PC (texto) / internet (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br