Magistrados paraenses conhecem projetos do Judiciário paulista
Quatro magistrados do Tribunal de Justiça do Pará estiveram em São Paulo ontem e hoje (26 e 27) para conhecer o funcionamento dos projetos “Cartório do Futuro” e “Audiências de Custódia”.
Ontem, os juízes Luana Santalices (auxiliar da CGJ da Região Metropolitana), Ana Angélica Olegário (auxiliar da Presidência), Sílvio César dos Santos Maia (diretor do Fórum Cível de Belém) e Flávio Santos Leão (Vara de Inquéritos de Belém) estiveram no Palácio da Justiça, sede do TJSP, para uma visita monitorada e se encantaram com a beleza e arquitetura do edifício. Foram recebidos pelo juiz assessor da Presidência Ricardo Felício Scaff.
Na CGJ estiveram com os juízes assessores Márcia Helena Bosch, Jayme Garcia dos Santos Junior e Ricardo Tseng Kuei Hsu, e no Cartório do Futuro, com o juiz da 42ª Vara Cível e corregedor, Marcello do Amaral Perino.
Nesta sexta-feira a comitiva esteve no Fórum Criminal da Barra Funda, para conhecer de perto o funcionamento das audiências de custódia, projeto-piloto implantado em fevereiro, que analisa em 24 horas casos de prisões em flagrante, convertendo-as em prisão preventiva ou concedendo a liberdade. O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, coordenador do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), recebeu os colegas do Pará e forneceu todas as informações.
O juiz Silvio César dos Santos Maria, após assistir algumas audiências, destacou a importância da experiência e afirmou que a iniciativa evita a prisão de pessoas que têm condições de responder em liberdade.
Comunicação Social TJSP – RP e RS (texto) / GD (fotos)
imprenatj@tjsp.jus.br