EPM inicia curso “Formação de Juízes Formadores – 2015”
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) iniciou, na última sexta (8), o curso Formação de Juízes Formadores – 2015, com o debate dos temas “Por que ser juiz formador?” e “O que a EPM espera do juiz formador?”, sob a coordenação dos juízes Elaine Cristina Pulcineli Vieira, Maria Domitila Prado Manssur Domingos e Rodrigo Vieira Murat.
Ministrado em dois dias, o curso visa preparar os formadores para acompanhamento dos novos juízes, desde o ingresso até o vitaliciamento, tendo em vista que a formação inicial e continuada dos magistrados é a missão primordial da EPM. “O curso não tem a intenção de ensinar ou dizer o que cada um de nós deveria fazer em relação aos novos juízes, mas encontrar modos para fazermos isso da maneira mais eficaz e uniformizada. A ideia é acrescentarmos colegas ao quadro de formadores, em sintonia com as expectativas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Corregedoria Geral da Justiça”, declarou o diretor da EPM, Fernando Antonio Maia da Cunha.
Elaine Pulcineli afirmou que a coordenação foi incentivada pelo diretor a transmitir as diretrizes e dinâmicas do curso Formação de Formadores, realizado na EPM em novembro último, em parceria com a Enfam e a École Nationale de la Magistrature – ENM (França) para as Justiças Estadual e Federal.
O juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra discorreu sobre as razões pelas quais o magistrado dedica-se à formação de um novo magistrado e a juíza Viviane Nóbrega Maldonado também falou sobre as etapas do aprendizado e, na sequência, o curso passou a uma fase mais prática e interativa, ministrada pelos juízes Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, Maria Domitila e Carolina Nabarro Munhoz Rossi. O objetivo era transmitir um novo método de trabalho, com ferramentas que permitem maior participação do juiz no processo do aprendizado, o que foi feito através de exercícios. Ao final, os presentes elogiaram a forma de abordagem, que tornou o curso “dinâmico e ágil".
Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br