EPM conclui curso para gabinetes de Direito Público
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) concluiu ontem (27) o II Curso de Metodologia e Praticidade em Gabinetes – Direito Público, no Gade MMDC, com exposição do desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez. O palestrante abordou aspectos da organização e métodos de trabalho nos gabinetes do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Espero que possamos aproveitar algum sistema útil, fazendo as adaptações necessárias”, disse.
Também enfatizou a importância do trabalho em equipe e do compartilhamento de informações para aumento da produtividade e melhoria da qualidade do serviço, além de possibilitar a avaliação externa. “Como os órgãos são colegiados, precisamos vencer a resistência, porque a gente vem da experiência de muitos anos trabalhando sozinhos em primeira instância, e tendemos a repetir isso. Mas no segundo grau a troca de informação é fundamental”, sustentou.
Entre os ideais de uma boa gestão, Aguilar Cortez apontou o estabelecimento de metas individuais e dos gabinetes, o aperfeiçoamento das decisões com melhoria da fundamentação e compreensão, a eliminação da repetição do trabalho, a identificação e eliminação dos pontos de estrangulamento, a busca de mecanismos de diminuição da lentidão no uso do sistema e a atualização permanente.
Comunicação Social TJSP – ER (texto e foto)
imprensatj@tjsp.jus.br