TJSP realiza mais uma edição do Programa Saúde Ocular
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (10), por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), mais uma edição do programa Saúde Ocular, direcionado a servidores, no auditório do Gade 9 de Julho, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Privado. O mestre e doutor em Oftalmologia, Paulo Augusto de Arruda Mello, ministrou a palestra “Glaucoma e Catarata: Evitando a Cegueira” e esclareceu dúvidas sobre as doenças e os sintomas característicos.
Arruda Mello esclareceu que o glaucoma e a catarata são as duas principais causas de cegueira no Brasil e no mundo. “O glaucoma é ocasionado quando o aumento da pressão ocular dificulta o aporte de sangue. Pode causar cegueira irreversível se não for tratado a tempo, pois 80% dos casos não apresentam sintomas no início da doença. Não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar a perda da visão. Na catarata a cegueira é reversível. Ela se deve à opacidade do cristalino (lente natural do olho). A grande maioria dos casos ocorre na população acima dos 50 anos. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador da doença”, explicou.
Ele também falou sobre os vários tipos de glaucoma e catarata existentes, lembrando que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para alcançar bons resultados.
Comunicação social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br