Comarca de Andradina lança projeto ‘Justiça e Escola: Uma Parceria Pela Paz’

        Na busca por novos caminhos para a resolução de demandas e da aproximação entre o Judiciário e a rede de atendimento da Infância e Juventude, a Comarca de Andradina lançou o Justiça e Escola: Uma Parceria pela Paz. Pelo projeto, são realizadas palestras periódicas aos alunos de toda a rede estadual e municipal de ensino médio e fundamental, abordando temas como cidadania, justiça e projeto de vida. Os jovens também realizam visitas monitoradas no edifício do fórum, participam de júri simulado e fazem apresentações culturais desenvolvidas nas escolas.

        Para o idealizador do programa, juiz Thiago Henrique Teles Lopes, da 3ª vara e diretor do fórum, a ideia é combater o alto índice de conflitos envolvendo jovens de bairros distintos. De acordo com o magistrado, a questão tem se agravado e preocupado pais, educadores, profissionais da rede e autoridades. “Por meio das ações desenvolvidas, espera-se despertar nos alunos um senso de cooperação, respeito à vida e à dignidade da pessoa humana, contribuindo para o estabelecimento de uma cultura de paz”, disse. “Muitas pessoas veem o Judiciário como uma instituição fechada, de difícil acesso. Queremos mudar essa concepção e demonstrar que todos têm o direito à Justiça e podem procurá-la quando for necessário. Estar em contato com os alunos é uma forma de mostrar que o juiz é acessível”, completou.

        Também participam da iniciativa o promotor da Infância e da Juventude, Rodolpho Takeshi Arakaki, assistentes sociais, psicólogos, representantes da Coordenadoria Regional de Ensino, câmara de vereadores, prefeituras e secretarias municipais de educação, integrantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar e Civil.

        A primeira fase do programa envolve crianças do ensino médio e termina no próximo dia 26, quando haverá uma gincana de confraternização entre alunos das escolas estaduais dos municípios pertencentes à comarca (Andradina, Castilho, Nova Independência e Murutinga do Sul), com concursos de frases, desenhos e atividades culturais relacionados ao tema do projeto. Os trabalhos ficarão expostos nas salas de espera do fórum para apreciação do público.

        A partir de agosto, os alunos do quinto ano do ensino fundamental participam da segunda fase. Operadores do Direito visitam as escolas, aprofundando os conhecimentos sobre as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolvendo a reflexão sobre os conceitos de ética e legalidade com o intuito de construir uma sociedade livre, justa e solidária. No trabalho, utilizam a cartilha “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, desenvolvida pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

        O encerramento ocorrerá em outubro, durante a Semana da Criança, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. Os alunos apresentarão trabalhos e atividades artístico-culturais com referência aos assuntos abordados.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / Comarca de Andradina (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP