TJSP recebe Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Na categoria “Comunicação Interna”, o TJSP foi o primeiro classificado

        As pessoas sempre têm dúvidas. Para facilitar a vida dos servidores o Tribunal de Justiça de São Paulo criou o “Minuto Digital”. Atualmente quase tudo que se faz no TJSP utiliza um sistema informatizado – os processos são 100% eletrônicos, os pedidos de material são online, procedimento cartorários são realizados por email... O objetivo principal do “Minuto Digital” é auxiliar os mais de 43 mil servidores e 2.500 magistrados, espalhados por todo o Estado, com dicas de uso que facilitam os processos de trabalho. Essas dicas já estão nos manuais de uso dos sistemas, mas muitas pessoas não conhecem, pois não têm tempo de pesquisar diante do excesso de trabalho. Além disso, os manuais costumam ser longos e em linguagem extremamente técnica.
        
O “Minuto Digital” serve também para reduzir os atendimentos pelo help desk e e-mail: as equipes de atendimento ao usuário identificaram que muitos pontos eram constantemente questionados. Por essa razão, nasceu, em conjunto com a Diretoria de Comunicação Social, o projeto para que a informação fosse simples e com amplo alcance. Iniciado em fevereiro de 2014, o “Minuto Digital” teve o primeiro vídeo veiculado em 26 de março. Para a implantação foram definidas diretrizes: quais seriam as dicas veiculadas? (dúvidas que chegavam ao help desk); o formato? (vídeos curtos); onde divulgar? (intranet, já que o alvo é o público interno); periodicidade? (semanal); quem seria o apresentador? (um funcionário do Tribunal, da área de TI, com conhecimento técnico); padrão do texto? (linguagem simples, coloquial, sem termos técnicos da área de TI que costumam confundir o usuário).
        
Como resultado, na sexta-feira (19), em Belo Horizonte/MG, esse trabalho conjunto das Secretaria de Tecnologia da Informação, Secretaria de Primeira Instância e Secretaria da Presidência, foi premiado no XI Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça com o XIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria “Comunicação Interna”. Com o tema Comunicação Pública: Gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça, no Conbrascom 2015, realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (ver “Carta de Belo Horizonte”), o “Minuto Digital” concorreu com a Campanha de Saúde sobre a Erosão Ácida, do TRE de Santa Catarina e com o Encontro do Presidente e Gestores, do TJMG. Esse é o 6º prêmio recebido pelo TJSP em âmbito nacional: 2007 (“Jornal”), 2010 (“Relacionamento com a Mídia”), 2012 (“Endomarketing”), 2013 (“Relacionamento com a Mídia”), 2014 (“Relacionamento com a Mídia”) e, agora, na categoria “Comunicação Interna”. Neste ano, os 153 trabalhos inscritos foram avaliados por um time de jurados (Adriana Aguiar, Alessandro Cristo, Laura Diniz, Mariana Kotscho, Elisângela Batista, Rodrigo Hidalgo, Wilson Bueno, Jorge Duarte, Viviane Mansi, Klaibert Patrocinio Miranda e Adriana de Barros Ferreira Cunha), integrado por acadêmicos e profissionais de comunicação. O prêmio – iniciativa do FNCJ, organização não governamental sem fins  lucrativos, fundada pelos assessores de Comunicação do Judiciário, do  Ministério Público, Defensorias, OAB, Tribunais de Contas e instituições  afins, voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as  organizações públicas do cidadão – é realizado anualmente.
        
Minuto Digital- Um minuto por semana. Você dedicaria esse tempo para aprender algo que pode facilitar o seu dia a dia de trabalho? Essa é a proposta do Minuto Digital.


        CARTA DE BELO HORIZONTE

        Os assessores de comunicação que atuam no Sistema de Justiça brasileiro, reunidos nos dias 18 e 19 de junho de 2015, no auditório do Tribunal de Justiça de Belo Horizonte, Anexo I do Palácio da Justiça, na Rua Goiás, 229 – Centro, Belo Horizonte, durante o XI Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade que congrega os assessores de comunicação dos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Advocacia Pública, Advocacia, Defensoria Pública, entidades representativas da magistratura, escolas judiciais e entidades afins, e que teve como tema “Comunicação Pública: Gestão e Perspectivas no Sistema de Justiça”, deliberam o seguinte:

        1) Reivindicar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assento permanente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) no Comitê de Comunicação Social do Judiciário, previsto no art. 8º da Resolução n° 85 do Conselho;

        2) Propor minuta de alteração da Resolução n° 85 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), utilizando como base aspectos da Resolução CNJ 90/2009. Neste novo documento, o Fórum pretende incluir, entre outras propostas, que seja estabelecido percentual mínimo de servidores para atuarem na área de comunicação, de acordo com a estrutura de cada Órgão; maior autonomia às assessorias para gerir os recursos específicos da comunicação (status de unidades gestoras); a criação de orçamento específico para as instituições que ainda não dispõem de dotação orçamentária própria; e a realização de concursos públicos para a área de comunicação desses órgãos;

        3) Aprimorar a estrutura do site do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, de forma a ampliar o alcance do debate e a mobilização dos profissionais do setor;

        4) Reivindicar apoio institucional dos órgãos e entidades de classe à presença dos magistrados em eventos voltados para a comunicação público-institucional, com o objetivo de ampliar a participação de juízes, desembargadores e ministros em reuniões e debates sobre a Comunicação no Sistema de Justiça;

        5) Sugerir ao CNJ que recomende às escolas judiciais dos órgãos do Sistema de Justiça a adoção de atividades sistemáticas e permanentes de treinamento e aperfeiçoamento dos magistrados, estimulando a aproximação com as assessorias de comunicação;

        6) Fortalecer a atuação do Fórum como forma de aprimorar a interlocução entre os órgãos integrantes do Sistema de Justiça, com ênfase para os conselhos superiores e, em especial, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ);

        7) Firmar o compromisso conjunto de ampla divulgação da Carta de Belo Horizonte junto aos conselhos superiores e instâncias representativas do Sistema de Justiça;

        8) Escolher a cidade de Belém (PA) como sede do próximo Conbrascom, a ser realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2016;

        9) Agradecer aos patrocinadores, apoiadores e colaboradores do Conbrascom 2015, por reconhecerem a importância do aperfeiçoamento das relações entre o Sistema de Justiça e a sociedade, e do relevante trabalho realizado pelo FNCJ nesse sentido;

        10) Dirigir cartas de agradecimento às instituições que patrocinaram a vinda dos congressistas ao Conbrascom 2015, conclamando-as a prosseguir nesse esforço no próximo ano.

        Belo Horizonte (MG), 19 de junho de 2015.

 

 

        PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E JUSTIÇA 2015

 

        Mídia Impressa

        Panorama AGU 2010/2014 - Advocacia-Geral da União - AGU

        Mídia Digital

        Site Rádio e TV Justiça Potiguar - TJRN

        Mídia Radiofônica

        Séries Especiais de Reportagem - Pensão Alimentícia - STJ

        Publicação Especial

        Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul - 35 anos - TJMS

        Fotografia

        Defensoria Quilombola - Defensoria Pública de Tocantins

        Reportagem Escrita    

        Marcas da ditadura no Brasil estão guardadas em processos judiciais - TJSE

        Reportagem de TV

        Planos de saúde e a relação com consumidores - STJ

        Programa de TV

        Programa Antes & Depois da Lei - STJ

        Comunicação Interna

        Minuto Digital - TJSP

        Comunicação de Interesse Público

        Campanha Sou Cidadão, Digo Não à Corrupção - TRE - SC

        Vídeo Institucional

        Novo Vídeo Institucional do TRT9 - PR

        Inovação

        Aplicativo SimVida - TRT8 - PA e AP

        Relacionamento com a Mídia

        WhatsApp: ferramenta que aperfeiçoou e deu mais rapidez à comunicação entre o MPE e a mídia em AL - MPAL

        Artigo Acadêmico

        A comunicação da Justiça do Trabalho em redes sociais digitais: uma análise da presença do judiciário trabalhista brasileiro no Facebook, Twitter e Youtube - Camila Magalhães Alves e Hugo Cardim Pinheiro

 

        N.R.: texto orginalmente publicado no DJE de 24/6/15.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL e TJ-MG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

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