Sinfonia nº 5 de Beethoven é apresentada no projeto Jornadas Musicais

        Uma das melodias mais populares da música clássica encantou servidores e magistrados que compareceram ao auditório do Gade MMDC na tarde desta terça-feira (23). A exibição do vídeo “Sinfonia nº 5, em Dó menor, Opus 67”, de Ludwig van Beethoven, com a Orquestra Gewandehaus de Leipzig, sob regência do maestro Herbert Blomstedt integrou o projeto Jornadas Musicais, que tem coordenação do desembargador Sidney Romano dos Reis.
        
Ao apresentar a obra, Sidney Romano destacou que a sinfonia contém os quatro acordes iniciais mais famosos da música mundial. O que muitos não sabem, segundo o desembargador, é que a sinfonia foi composta juntamente com a de nº 6, a “Pastoral”, e ambas estrearam no mesmo dia, em 1818, em Viena. Considerada a “sinfonia do destino”, ela expressou o posicionamento de Beethoven contra os rumos políticos da Europa à época. Possui um efusivo apelo marcial e traz uma novidade: no quarto movimento, são utilizados trombones, instrumentos nunca antes usados em sinfonias.
        
Ao final da apresentação, Sidney Romano agradeceu os presentes e os convidou para a próxima exibição do vídeo, a ser realizada no dia 1º de julho, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, às 18h. Além de magistrados e servidores, o evento foi prestigiado pelo desembargador Paulo Barcellos Gatti.
        
O Jornadas Musicais, que integra o projeto Arte e Cultura no TJ, propicia aos magistrados e servidores do Tribunal apresentações musicais de ótima qualidade. Os eventos ocorrem no Gade MMDC e no Palácio da Justiça, na última terça e quarta-feira de cada mês, respectivamente.

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP