EJUS realiza curso de capacitação técnica para ingresso de novos escreventes do TJSP
A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) realizou, nos últimos três dias, o primeiro Curso de capacitação técnica para ingresso de novos escreventes do TJSP, em sala do prédio administrativo da Rua da Consolação, aparelhada com computadores individuais integrados ao Sistema SAJ.
Ministrado a um contingente de 38 escreventes, o curso contou com o apoio da Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos do TJSP (SPRH) e da Secretaria da Primeira Instância (SPI), e desenvolveu-se sob a coordenação da supervisora de serviço da SPI, Vanessa Cristina Martiniano Vicentini, e do coordenador da Coordenadoria das Comarcas do Interior da SPI, Fábio Makoto Tagliaferro Yokoyama.
O curso iniciou-se no mesmo dia da posse dos escreventes (24), com palestras sobre atendimento ao público, estrutura organizacional do TJSP e direitos e deveres funcionais, ministradas pelas funcionárias da SPRH Cláudia Schneider, coordenadora, e Neide Monteiro Martins, escrevente. Teve prosseguimento nos dias 25 e 26 com palestras e treinamento, ministradas por Luiz Carlos Garcia Cardoso, Clovis Ribeiro da Cruz e Carlos Santos Gonçalves Alves, coordenadores da SPI, Maria Alice Rodrigues e Mariângela Sabará, supervisoras. A programação abrangeu desde o cadastro inicial do processo até o arquivamento, com abordagem do funcionamento do Sistema SAJ, das normas gerais de serviço e do processo eletrônico, editadas pela Corregedoria Geral da Justiça.
Na avaliação de Vanessa Cristina, embora o curso não tenha a pretensão de explorar todas as situações que os novos escreventes encontrarão nas unidades judiciais, está estruturado de modo a dotar esses profissionais do Judiciário de uma noção básica, mas real, daquilo que eles vão enfrentar no cotidiano da prestação jurisdicional dos Ofícios de Justiça.
Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br