TJSP homenageia Manoel Gonçalves Ferreira Filho com “Colar do Mérito Judiciário”

        O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu hoje (29) o "Colar do Mérito Judiciário" ao professor doutor Manoel Gonçalves Ferreira Filho, em cerimônia no Salão do Júri do Palácio da Justiça. Durante a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, falou sobre as décadas de contribuição do homenageado ao Direito Constitucional. “Foi o mais original dentre os constitucionalistas do continente, formador de concepções ousadas e com efetiva repercussão na vida republicana.” Nalini – que integra o extenso rol dos que foram orientados pelo jurista – destacou, também, como o trabalho de Manoel Gonçalves na sala de aula auxiliou o desenvolvimento da legalidade no Brasil. “Suas aulas foram as mais disputadas, mercê da clareza, objetividade, erudição e pioneirismo com que instigou legiões de discípulos.”

        A fazer uso da palavra, o professor refletiu com erudição, eloquência e bom-humor sobre o significado da homenagem e o trabalho de sua vida. Ele atribui sua escolha pelo Direito Constitucional ao interesse com que acompanhou as dificuldades de se estabelecer a democracia no Brasil e no mundo durante os anos 50, época de sua graduação. Tornou-se, assim, “um democrata por formação” e estudou os obstáculos de sua institucionalização. “Não basta a perfeição da dogmática jurídica, mas é preciso levar em conta condições culturais e sociológicas, entre outras”, afirmou.

        Com isso, ele contribuiu decisivamente para o debate em torno das Constituições que regularam o País ao longo dos anos e influenciou gerações de legisladores. O professor falou também sobre a ascensão do Direito Constitucional como área de destaque. “Sinto-me realizado quando sinto esse crescimento, pois me torna feliz o brilho da disciplina a que aderi, quando ainda não o tinha.”

        Manoel Gonçalves Ferreira Filho – Nasceu em 21 de junho de 1934, na cidade de São Paulo. Graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1957. Em seguida, estudou na Universidade de Paris e recebeu o título de doutor em maio de 1960 com a menção très bien. Em 1965 conquistou a livre-docência de Direito Constitucional na USP, vindo ainda a lecionar na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Classificou-se em primeiro lugar quando concorreu à titularidade de Direito Constitucional na USP, em 1969. Foi diretor dessa Faculdade, de 1973 a 1974. Na esfera político-administrativa, desempenhou diversas funções no Executivo e ocupou interinamente os cargos de ministro da Justiça, governador do Estado de São Paulo e de senador da República. Também é autor de dezenas de livros, dentre eles “Curso de Direito Constitucional”, “Do Processo Legislativo” e “A Democracia no Limiar do Século XXI”.

        Prestigiaram a cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli;  o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Deborah Ciocci; o ex-governador Claudio Lembo; o ministro de Estado e chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos; o presidente do Tribunal de Justiça Militar,  Paulo Adib Casseb; o procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos;  o defensor público-geral,  Rafael Valle Vernaschi; o promotor e chefe de gabinete da Procuradoria Geral da Justiça do Estado, Ricardo de Barros Leonel, representando o procurador-geral; o 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, Miguel Petroni Neto, representando o presidente da instituição;  a conselheira  do Instituto Paulista de Magistrados,  juíza Tania Mara Ahualli, representando o presidente; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de Polícia do Estado; o vice-diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, professor Renato de Mello Jorge Silveira; os juízes assessores da Presidência Afonso de Barros Faro Júnior, Ricardo Felício Scaff, Maria de Fatima Pereira da Costa e Silva, Kleber Leyser de Aquino e Fernando Awensztern Pavlovsky; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, familiares, servidores e muitos de seus ex-alunos. 

       
        Mais fotos no Flickr.           

           
        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP