Coordenadoria da Infância visita Núcleo de Justiça Restaurativa em Itajobi

        O Núcleo Interinstitucional de Justiça Restaurativa de Itajobi recebeu, na terça-feira (14), integrantes da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo: o coordenador, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, e o juiz Egberto de Almeida Penido, da 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude da Capital.

        Os magistrados visitaram o local para conhecer o progresso da Justiça Restaurativa no município, além de trocar experiências. O trabalho é realizado em uma sala no Núcleo de Apoio Escolar da Prefeitura e recebe jovens infratores, vítimas e membros da comunidade para resolver conflitos por meio do diálogo e compreensão mútua, fora da via judicial. “O método possibilita grande índice de satisfação entre os envolvidos e baixa reincidência”, destacou o juiz Egberto.

        A juíza Maria Heloisa Nogueira Ribeiro Machado Soares, diretora do Foro Distrital de Itajobi, afirmou que o trabalho do Núcleo “permite que a Justiça seja feita de forma mais humana e completa”. Por não estar sediado no fórum, o Núcleo favorece o acolhimento não só de casos jurisdicionais, mas também de questões levadas pela população em geral. Um funcionário é responsável pelo atendimento, identificação e encaminhamento aos chamados “processos circulares”. Neles, agressores, vítimas, seus familiares e demais envolvidos reúnem-se com um mediador (guardião), que utiliza técnicas para iniciar o diálogo que leva à conscientização do agressor e à reparação dos danos.

        Desde sua inauguração, em fevereiro, o Núcleo realizou 18 círculos restaurativos. A experiência de Itajobi será apresentada no “Curso Justiça Restaurativa”, da Escola Nacional da Magistratura, dos dias 22 a 24 de julho, em Brasília, e no “Seminário Internacional de Justiça Restaurativa”, que acontece em Santos (SP) no mês de agosto.

        Também prestigiaram o evento a juíza Lígia Donati Cajon, da 3ª Vara Cível da Comarca de Catanduva, o vice-prefeito Talles de Azevedo Pinto; a capacitadora Monica Mumme; a coordenadora do Núcleo, Cleide Bataglia; os vereadores André do Esporte, Fabiano Gregio, Toninho Chefe, Marilena Pereto, Marcos Antonio Lopes e Fernando Salim; o delegado Waldir Baldo Neto; a ex-prefeita Catia Rosana Borsio Cardoso; os representantes da OAB local Cristine Sardela e Paulo Antonio Pantaleão Força; os guardiões Kety, Cibele, Thiago, Cassia, Camila, Janine e Arlete, advogados e representantes das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Prefeitura de Itajobi (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP