Conheça os candidatos ao Comitê Gestor de Orçamento e Priorização do Primeiro Grau
O Tribunal de Justiça de São Paulo criou, por meio da Portaria 9.165/15, o Comitê Gestor de Orçamento e de Priorização do Primeiro Grau, que trabalhará para estruturar e implementar medidas concretas e permanentes para a melhoria dos serviços judiciários prestados pela primeira instância.
Dois dos integrantes – um servidor e um juiz – serão escolhidos por seus pares a partir de lista de inscritos, que ficou aberta aos interessados até a última segunda-feira. A eleição será no próximo dia 27, por sistema eletrônico no portal do TJSP.
Foram 21 inscrições: 5 juízes e 16 servidores. Conheça os candidatos (as propostas podem ser acessadas pelo link: https://www.tjsp.jus.br/eleicaocomite/Eleicoes/Divulgacao/ListaCandidatos.aspx):
Juízes
Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho
Andrea Galhardo Palma
Bruno Machado Miano
Davi Marcio Prado Silva
Renata Sanchez Guidugli
Servidores
Ademar Cruciol Filho
Alexandre Carlos da Silva
Carlos Darwin de Mattos
Claudia Fagá Guimarães
Edson Categero Goncalves
Fernando Mazzotta Moreira
Gerson Cesar Mungo
Irailson Santos do Nascimento
Jose Carlos Menezes da Silva
Kledson Walter Pires
Luciana Pires Zavala
Magno Alves de Oliveira
Marcos Paulo Vitoriano Quintela
Marcus Vinicius Nobrega de Salles
Reinaldo Lepore
Rene Fernandes Barbosa
Os detalhes sobre a eleição estão na Portaria nº 9.169/15.
Outros dois nomes da lista de interessados – um juiz e um servidor – serão escolhidos pela Presidência do TJSP para compor o Comitê. Integrarão o grupo, ainda, um magistrado indicado pela Presidência (que não consta da lista de candidatos); um representante da Secretaria de Orçamento e Finanças; um representante da Secretaria de Primeira Instância; um representante da Secretaria de Planejamento de Recursos Humanos; e um representante da Secretaria de Planejamento Estratégico.
Priorização do Primeiro Grau
A Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição foi instituída pela Resolução nº 194, do Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de estruturar e implementar medidas concretas e permanentes com vistas à melhoria dos serviços judiciários prestados pela primeira instância dos tribunais brasileiros. De acordo com os indicadores do Relatório Justiça em Números, o primeiro grau de jurisdição é o segmento mais sobrecarregado do Poder Judiciário e, por conseguinte, aquele que presta serviços judiciários mais aquém da qualidade desejada.
A gestão dessa Política Nacional é realizada pela Rede de Priorização do Primeiro Grau, constituída por representantes de todos os tribunais brasileiros, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (artigo 3º da Resolução CNJ nº 194). No âmbito de cada Tribunal, é gerida pelo Comitê Gestor Regional (artigo 4º da Resolução CNJ nº 194), que está em formação no TJSP.
* Com informações do CNJ
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / CNJ (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br