TJSP instala 4ª Vara Cível de Carapicuíba

        O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta manhã (5), a instalação da 4ª Vara Cível da Carapicuíba, unidade que contará com tramitação totalmente digital. A solenidade, realizada no salão do júri do fórum, contou com a presença do presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, além de magistrados, representantes dos três poderes, integrantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública e servidores.
        
A nova unidade – criada pela Lei Complementar nº 877/2000 – terá à frente a magistrada Rossana Luiza Massoni de Faria. Com o sistema digital, implantado em 72% das unidades judiciais em todo o Estado, tanto o ajuizamento da ação quanto as demais movimentações são feitas diretamente pela internet. De acordo com a juíza, esse ato de instalação representa um marco para a cidade. “Esta é uma comarca com peculiaridades que não podem ser desprezadas. Tem mais de 300 mil eleitores, o que indica uma população de aproximadamente 500 mil habitantes. A instalação de uma nova vara cível contribuirá para uma melhor divisão de volume de feitos distribuídos mensalmente, possibilitando celeridade e efetividade, objetivos buscados arduamente por essa gestão”, disse.
        
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Abraão José da Costa Junior, se trata de um ato importante para a transformação de Carapicuíba. “Daremos mais agilidade aos processos e respostas à população em relação à Justiça, legalidade e agilidade”, afirmou. O prefeito Sérgio Ribeiro agradeceu o esforço de todos para atender às necessidades e suprir os anseios dos jurisdicionados. “Estou contente e feliz. A população precisa que atuemos conjuntamente com ela.” Ele também anunciou que conseguiu os recursos para viabilizar a construção do novo fórum da cidade.
        
O presidente José Renato Nalini também parabenizou a cidade pela instalação da nova unidade.  “Em tempos de crise como estamos vivendo, ter merecido uma excelente juíza e a instalação de mais uma vara faz de Carapicuíba uma comarca privilegiada. Fico muito feliz em participar dessa cerimônia”, disse.
        
Na ocasião, o presidente também foi homenageado pelo Executivo e Legislativo locais, com placas de agradecimento pela atuação competente e exemplar, buscando o fortalecimento do Poder Judiciário.
        
Sustentabilidade O jardim do fórum recebeu o plantio de uma muda de ipê-roxo, doada pela prefeitura de Carapicuíba. A iniciativa faz parte do projeto CultivAR, por meio do qual uma árvore nativa é plantada pelo presidente do TJSP em todas as solenidades do Judiciário realizadas no Estado, como forma de contribuir com a qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento. A expectativa da Presidência é que ele seja expandido e colocado em prática por todos os servidores do Estado, independentemente da visita de José Renato Nalini.
        
Também compareceram à solenidade o coordenador da Infância e da Juventude do TJSP, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; a diretora do Fórum de Carapicuíba, juíza Claudia Marina Maimone Spagnuolo; a juíza diretora do Fórum de Barueri, Anelise Soares; os juízes da Comarca de Carapicuíba, Juliana Marques Wendling, Leila França Carvalho Mussa, Mário Rubens Assumpção filho, Roberta Poppi Neri Quintas e Maria Luiza de Almeida Vilhena; os promotores de Justiça Débora de Camargo Aly, Fernanda Priscilla Bergamaschi Moretti Iassuoka, Goiaci Leandro de Azevedo Júnior, Guilherme Mello Ferraz de Siqueira, Maria Fernanda Papa Nitrini, Natália Amaral Azevedo, Camila Moura e Sandra Reimberg; o defensor público Luiz Otávio Contrim Ferratto, representando o defensor público-geral; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Jayme Martins de Oliveira Neto; o delegado titular do 1º Distrito Policial de Carapicuíba, Marcos Antonio Manfrin, representando o delegado seccional; o deputado estadual Marcos Neves; o vice-presidente da OAB - subseção de Carapicuíba, Antenor Bertinott Filho, representando o presidente; o conselheiro estadual da OAB, Laerte Soares; o chefe da Assessoria Policial militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante da 2º Cia do 33º BPM-I, capitão PM Rogério Lemos de Toledo, representando o comandante do batalhão; os vereadores Marciano Fernandes Silva e Joel da Madeireira; e a gerente comercial da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, Marileia Teixeira Nascimento, representando o diretor-geral.
        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP