TJSP participa de Seminário Internacional de Justiça Restaurativa

        A Secretaria de Educação de Santos realiza hoje e amanhã (20 e 21) o Seminário Internacional de Justiça Restaurativa: 10 anos de diálogos para mudar realidades, em parceria com o "Laboratório de Convivência", e apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo e Universidade Católica de Santos.

        O evento faz parte das comemorações da “27ª Semana de Educação Professor Paulo Freire” e tem como objetivo proporcionar o diálogo e a troca de experiências de Justiça Restaurativa realizadas no Estado, envolvendo o Poder Judiciário, a Educação e a Comunidade.

        A abertura foi realizada pela secretária municipal de Educação de Santos, Venúzia Fernandes. “Falar de Justiça Restaurativa é falar de esperança, para que as pessoas exercitem a arte de viver e conviver, sem qualquer discriminação. A escola é o grande laboratório de relacionamentos”, disse. Segundo a secretária, em 2014 nove escolas municipais aderiram ao programa e outras 18 serão incluídas no segundo semestre.

        O juiz da Vara da Infância e da Juventude e do Idoso da Comarca de Santos, Evandro Renato Pereira, representou o juiz diretor da comarca, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho. “O TJSP tem dado muito relevo à Justiça Restaurativa, que já apresenta resultados significativos em Santos: uma mudança de mentalidade que propicia o ambiente de paz dentro das escolas, que transborda para toda a coletividade.”

        O desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP, representou o presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, e parabenizou o Poder Executivo local pela iniciativa de renovação para auxiliar o Judiciário e a sociedade. “É muito importante que haja conscientização de que todos nós precisamos manter a sociedade em paz e evitar conflitos”, enalteceu.

        “A união dos esforços traz resultados cada vez melhores e as transformações por meio da educação constroem gerações sadias ao disseminar a cultura da paz”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ao falar da importância do compartilhamento de experiências entre os participantes.

        Também estavam presentes o presidente do Instituto Paulista de Magistrados,  desembargador Jeferson Moreira de Carvalho; o juiz da 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude, Egberto de Almeida Penido, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; e o juiz da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Tatuí,  Marcelo Nalesso Salmaso.

        A juíza Collen Sheehan e os professores João Salm e Chip Coldren, palestrantes que vieram dos Estados Unidos para o Seminário, visitaram a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP na tarde de ontem (19) e foram recebidos pelo desembargador Eduardo Cortez e pelo juiz Egberto Penido. Na ocasião, foram compartilhadas experiências da Justiça Restaurativa nos dois países, sistemas de Justiça Infanto-Juvenil, projetos e desafios para implementação em cada localidade.

 

        Confira a programação do evento.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / RL e DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP