Coordenadora do projeto de restauro do Palácio da Justiça acompanha obras
A desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, coordenadora do projeto de restauro do Palácio da Justiça, vistoriou as obras do prédio na última quarta-feira (9), acompanhada por servidores da Secretaria da Administração do Tribunal de Justiça de São Paulo e engenheiros.
A empresa responsável pelo trabalho foi contratada para obras e serviços de restauração e adequação da cobertura e dos forros do antigo salão da Biblioteca (quarto pavimento), Salão Nobre (quinto pavimento), salas e corredores do sexto pavimento do prédio, que é sede do TJSP.
Já estão em fase final os serviços relativos à Biblioteca e Plenária, com liberação dos espaços prevista para o mês de novembro. Com relação ao sexto pavimento, a previsão do término dos trabalhos é dezembro. Atualmente, o índice de evolução das obras do sexto andar é:
Coberturas: 72% concluídas;
Estrutura do Forro: 65% concluída.
Forro/Face interna: 49% concluída.
Palácio da Justiça – em janeiro de 1933, começaram as atividades no Palácio da Justiça, obra do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, cuja pedra fundamental foi lançada em 1920. A presença de grandes espaços tornou a construção pioneira no uso de estruturas metálicas. Sua fachada foi inspirada no Palácio da Justiça de Roma, com acabamentos luxuosos e ornamentado com figuras, cariátides e símbolos do Judiciário. O Palácio da Justiça é considerado monumento histórico de valor arquitetônico e interesse cultural, tombado pelo Condephaat em dezembro de 1981.
Entre seus principais espaços está o “Salão Nobre Ministro Manuel da Costa Manso”, no quinto andar, atualmente em obras. A sala mede cerca de 308 metros quadrados, decorado com motivos clássicos gregos, incluindo vitrais executados por Conrado Sergenicht Filho, que simbolizam as virtudes da Justiça. Suas pinturas, como de todo o Palácio, foram confeccionadas por artesãos italianos sob a orientação do pintor Antonio Venccittore.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br