IASP recebe Paulo Bomfim como associado honorário
Na sexta-feira (25), o Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça foi o local em que o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim, tornou-se “Associado Honorário” do Instituto dos Advogados de São Paulo. Na singela cerimônia, que contou com a presença de desembargadores, juízes e integrantes da Diretoria do IASP, coube ao presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCrim) e integrante da Academia de Jurisprudentes da Língua Portuguesa, desembargador Marco Antonio Marques da Silva, a saudação ao novo integrante. “Seu vasto e riquíssimo currículo mostra que nosso poeta é um ‘Cidadão do Mundo’, onde propaga o conhecimento e a cultura como expoente das letras, da poesia e da vida”, disse, cumprimentado Paulo Bomfim, que na próxima quarta-feira completa 89 anos de vida, “com alma de 20”, ressaltou Marco Antonio Marques da Silva.
De acordo com o presidente do IASP, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, o fato de a solenidade se realizar nas dependências do Poder Judiciário se dava pelo “caráter especial da ligação entre o IASP e o TJSP” – ambos de 1874. “A primeira sessão do IASP foi nas dependências do Tribunal, na Rua Boa Vista, nº 20. Embora ostentemos o nome de Instituto dos Advogados congregamos todas as carreiras jurídicas.” José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, ao falar de Paulo Bomfim, ”exemplo de homem que este país precisa”, contou que o livro que mais toca o poeta é Armorial.
O homenageado agradeceu a honra de seu mais novo título, citou casos e lembranças que se misturam com a história de São Paulo, do Tribunal de Justiça e do próprio IASP, e encerrou sua fala com uma promessa: “Não sei mais o que dizer, prometo estar aqui no sesquicentenário das duas Instituições”.
Ao encerrar a solenidade – que contou também com a presença dos desembargadores presidentes Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Seção de Direito Criminal) e Ricardo Mair Anafe (Seção de Direito Público), do juiz Paulo Adib Casseb (presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo) e dos integrantes da Academia Cearense de Letras desembargador Durval Aires Filho (presidente da 7ª Câmara Cível do TJCE) e Luciano Maia – o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, lembrou a necessidade de se manter e homenagear os gigantes que antecederam essa geração e os não menos gigantes que a integram.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br