TJSP promove palestra ‘Assédio Moral na Administração Pública’
A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) do Tribunal de Justiça de São Paulo e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) realizaram hoje (29) a palestra “Assédio Moral na Administração Pública”, com o especialista em psicologia do trabalho, ética institucional, assédio moral e sexual José Roberto Montes Heloani. O evento reuniu 218 servidores e magistrados no Fórum João Mendes Júnior e foi transmitido para outros 968 participantes de outras comarcas.
Na abertura, o desembargador Antonio Carlos Malheiros destacou a importância do tema. “Trabalho todos os dias com o assunto, ouvindo funcionários sobre essa praga que provavelmente já faz parte da cultura do poder. Devemos combater o assédio moral com firmeza”, disse.
Heloani explicou que o assunto é tabu e, por essa razão, precisa ser discutido de forma séria. “O assédio moral tem várias facetas e é uma violência invisível. Pode ter um início muito sutil, aos poucos cresce, toma corpo e aterroriza. Sofre quem é vitimizado e também quem assiste, pelo próprio senso ético de cada um”, afirmou.
O especialista também esclareceu que a maior parte do assediados são pessoas boas, competentes e que não se curvam ao autoritarismo. “Assédio não é doença, mas gera problemas sérios, como angústia, depressão e até suicídio. O gestor que acoberta ou fecha os olhos também é culpado.”
Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br