Comarca de Assis desenvolve projeto para fiscalizar cumprimento de medidas alternativas
Um projeto inovador implantado pelo juiz Thiago Baldani Gomes de Filippo, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Assis, tem ajudado a Polícia Militar e o Poder Judiciário local a fiscalizar o cumprimento de medidas alternativas à prisão.
A iniciativa consiste na utilização de um software que armazena dados encaminhados à PM pelo magistrado ao impor as medidas – como impossibilidade de frequentar determinados lugares e recolhimento domiciliar no período noturno, por exemplo –, que serão pesquisados em casos de abordagem policial. “Se constatado um suposto descumprimento de medida, lavra-se um boletim de ocorrência pela Polícia Militar, que é encaminhado a mim via e-mail. Após recebê-lo e determinar a juntada aos autos, a defesa é intimada a se manifestar e, se necessário, designo uma audiência. Com isso, após o contraditório, posso reforçar as medidas, substitui-las ou, em último caso, decretar a prisão. É um sistema muito bom por causa do seu baixo custo”, explicou o magistrado.
Em razão desse trabalho, o juiz foi agraciado, na manhã da última quinta-feira (1º), com a Medalha do Mérito Comunitário, outorgada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele foi o único representante da Justiça comum a receber a homenagem este ano.
Comunicação Social TJSP – AM (texto) / Arquivo (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br