Fórum de Rio Claro realiza palestra sobre o Programa de Ginástica Laboral
A Comarca de Rio Claro implantou no mês passado o Programa de Ginástica Laboral baseado no Projeto Piloto desenvolvido pela Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Diversos funcionários reuniram-se no Salão do Júri para receber as diretrizes e o planejamento do projeto, cujo objetivo é reduzir os casos tanto de doenças decorrentes da atividade laborativa quanto de afastamento de servidores.
A coordenadora Kelly Cristina dos Santos Berni, responsável pelo Curso de Fisioterapia da Faculdade Asser – instituição com quem o TJSP firmou convênio para a aplicação das aulas no fórum de Rio Claro - destacou que a Ginastica Laboral visa promover adaptações fisiológicas e psíquicas, por meio de exercícios que trabalhem a reeducação postural, conscientizando os funcionários com relação à postura de trabalho e prevenindo lesões e doenças por traumas cumulativos, como a LER (lesões por esforços repetitivos), e os DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).
“A meta é aliviar o estresse, aumentar a produtividade, adaptando da melhor forma possível o ambiente de trabalho. São exercícios de fácil execução e que poderão ser realizados no próprio ambiente de trabalho”, afirmou Kelly Cristina.
Alunos do último ano de fisioterapia da Faculdade Asser, supervisionados pela coordenadora ministrarão as aulas gratuitamente em dia e horário ainda a serem definidos.
Comunicação Social TJSP – SO (texto) / divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br